O antigo Cine São Jorge, localizado no número 5332 da Avenida Celso Garcia, no bairro do Tatuapé, é um grande exemplo de que é possível combinar o antigo com o novo sem perder a identidade local.

Fundado em 1945 pela Empresa Cinematográfica São Jorge S/A (que também foi dona do extinto cinema Penharama) era um dos grandes cinemas paulistanos, com capacidade de 2113 lugares. A construção é até hoje uma das mais belas obras arquitetônicas antigas da zona leste de São Paulo, contrastando com a atual situação desta avenida. No final dos anos 70 o cinema encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja de calçados, a CIC que permanece até hoje no local.

Com a instituição da lei cidade limpa pela prefeitura de São Paulo a CIC Calçados, que ocupa as dependências do antigo cinema, foi uma das primeiras empresas da cidade a se adequar à nova lei, removendo sua antiga publicidade.

Mesmo com a lei permitindo um letreiro em menor tamanho, a CIC decidiu por restaurar a fachada completamente dando destaque ao prédio que foi o antigo Cine São Jorge. Quem passa na rua só percebe que não é o antigo cinema ao notar as vitrines do local.

Dados do Cine São Jorge:
Inauguração: 1945*
Proprietário: Empresa Cinematográfica São Jorge
Capacidade: 2113 pessoas
Encerramento das atividades: Final da década de 70
* algumas fontes afirmam que a inauguração foi em 1946
Fonte: http://www.saopauloantiga.com.br/