CuriosidadesVariedades

Curiosidades do Tatuapé – A História da Estátua de Davi no CERET!

2 Mins read

Quem mora no Tatuapé ou frequenta o Bairro, com certeza já deve ter visto a estátua de 5 metros de DAVI que fica localizada no centro do estacionamento do Ceret. São 40 anos ali parada, são muitas histórias o que acabou tornando a imagem do homem pelado um símbolo do Bairro.

Pois bem, a estátua de DAVI tem uma história curiosa. Originalmente ela não estava localizada no Tatuapé mas sim no interior do Estádio Municipal do Pacaembu, atual “Paulo Machado de Carvalho”, entre a arquibancada leste e a concha acústica, desde os anos 40.

Em 1969, para aumentar a sua capacidade de público. A concha acústica e o salão de festas foram demolidos. Em seu lugar, foi construído o popularmente conhecido por “tobogã”. A estátua de David foi removida e reimplantada na praça Charles Miller, em frente aos portões principais do estádio.

As autoridades não confirmam mas é fato que a imagem de 5 metros de DAVI sem roupa, cravada no meio da praça Charles Miller causou um grande desconforto com os moradores da região(vale lembrar que estavamos no auge da ditadura) que movendo alguns ” pauzinhos” conseguiram a remoção da estátua do local.

Como solução, em 1974, a prefeitura resolveu move-lá para uma localidade mais afastada de São Paulo e o Local escolhido foi a frente do recém inaugurado Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador, o CERET no Tatuapé.

Foi assim que o bairro ganhou basicamente um “ponto turístico” e de referência do bairro. As crianças achavam engraçado aquele cara peladão ali, muitos motoristas iniciantes usavam a estátua com base para seus treinamento no volante e assim a estátua de Davi foi absorvida pelo bairro como patrimônio.

Em 2002, argumentando que o David pertenceria ao acervo do estádio, o seu administrador providenciou a volta da estátua. Mandou uma equipe especializada ao Tatuapé para efetuar a remoção, mas o Diretor do CERET a impediu. O Departamento do Patrimônio Histórico não autorizou a transferência, entendendo que, nos cerca de 30 anos de permanência no bairro, os moradores estabeleceram vínculos afetivos com a obra, identificando-a como patrimônio local. A disputa entre o administrador do estádio e os moradores chegou à imprensa e se estendeu por alguns meses. Ao final, prevaleceu a vontade dos moradores do Tatuapé.

EM 2017

Em 2017 a estátua de Davi passou por uma restauração completa. Algumas partes que estavam quebradas foram restauradas assim como a pintura, o canteiro e foi instalada uma nova iluminação.

Você também pode gostar
DestaqueDicas no Tatuapé

8 Dicas de passeios diferentes e cheios de diversão no Tatuapé

Procurando por algo diferente para curtir no Tatuapé? Querendo dar uma variada dos Shoppings, Bares e restaurantes do Bairro? Então separamos 8 dicas de lugares…
Comer no TatuapéDicas no Tatuapé

Dicas de restaurantes descolados para almoçar aos sábados no Tatuapé

Vai sair para almoçar e quer um lugar legal? Quer experimentar comidinhas diferentes? Separamos algumas dicas de restaurantes bacanas para aproveitar o almoço no Tatuapé…
DestaqueDicas no Tatuapé

Dicas de Padarias para tomar um café da manhã no Tatuapé

As Padarias fazem parte do nosso cotidiano e o Tatuapé conta com diversas opções para todos os gostos e estilos. Separamos algumas dicas de padarias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *