Saúde e Bem-Estar

Cross Fit – Quem sobrevive ao método, emagrece!

2 Mins read

O Cross Fit vem se tornando uma das maiores manias para quem busca um corpo perfeito, além de resistência física. O CrossFit é um método de treinamento físico baseado na prática física dos fuzileiros americanos ganhou popularidade no Estados Unidos e agora diversas academias e estúdios estão utilizando-o também aqui no Brasil.

Mas o que esse método tem de diferente? Bom, pode ser porque muitos adeptos relatam ganho de massa muscular e diminuição do porcentual de gordura, o sonho de milhões de pessoas. Aliás, diversas celebridades o praticam, entre elas Jessica Biel, Kelly Clarkson, Brad Pitt e Cameron Diaz.

Apesar de poucos estudos disponíveis sobre esse método, é visível que essa modalidade tem realmente potencial para aumento de massa magra e diminuição da gordura corporal. Campeonatos são disputados por todo mundo (ver vídeo abaixo), mostrando que o método é capaz de transformar tanto homens quanto mulheres em verdadeiros super humanos.

As aulas baseiam-se nos seguintes princípios:

Alta intensidade: o conjunto de atividades é pesado, exaustivo. São sequências de saltos, flexões de braço e outros movimentos. E todos realizados de forma explosiva;

Pausa curta: intervalos breves de descanso promovem uma elevação crescente da fadiga, do acúmulo de ácido lático. E tanta fadiga acumulada vem se mostrando um potente emagrecedor, mas este efeito somente ocorre nas horas que sucedem o treino. O corpo parece entender que houve um gasto de energia tão expressivo que passa a usar a gordura como fonte de energia e assim poupa o estoque de glicose que foi exaurido do organismo;

Exercícios globais e com grandes grupos musculares: o método utiliza movimentos que recrutam grandes grupos musculares, em planos multiarticulares. Esta é uma receita muito boa para acelerar o gasto calórico, provocar o estímulo para aumento da sínteses de proteínas (hipertrofia) e deixar o metabolismo mais acelerado por mais horas ao longo do dia;

Treinos de curta duração: o Cross Fit original consistia numa sequência de aproximadamente 20 minutos. Estudos defendem que as sessões de exercício devem ser curtas, para aumentar a liberação do GH e da testosterona (hormônios que provocam aumento da massa muscular e queima de gordura) e minimizar a produção de cortisol (hormônio que causa acúmulo de gordura e queima massa muscular – típico de quem passa várias horas na academia).

Para uma demonstração sobre o método, assista ao vídeo.


Com tantas vantagens, você pode suspeitar – e com razão. Afinal,só tem vantagens???? Bem…, apesar de extremamente eficaz, o Cross Fit impõe uma carga tão pesada de esforço sobre o corpo que oferece um alto risco de lesão. Nada é perfeito. Por isso, se for iniciar na atividade, procure academias ou profissional especializados para começar seu treino

Então, essa prática funciona e é interessante, mas os que “sobreviverem” a ela poderão colher os frutos.

Fonte: revista Veja

Você também pode gostar
Comer no TatuapéDestaque

6 Bares / Restaurantes com culinária diferenciada que você precisa conhecer no Tatuapé

Se você gosta de experimentar comidinhas de diferentes países ou estados brasileiros, não precisa viajar…o Tatuapé possui muitas opções para escolher e se deliciar. Confira…
Curtir no TatuapéDicas no TatuapéOnde Curtir no Tatuapé

Segunda-feira também é dia de curtir no Tatuapé. Confira algumas dicas variadas.

Segunda feira normalmente é aquele dia que ninguém está pensando em sair para curtir, não é? Errado! No Tatuapé, a Segunda Feira conta com várias…
DestaqueDicas no Tatuapé

8 Dicas de passeios diferentes e cheios de diversão no Tatuapé

Procurando por algo diferente para curtir no Tatuapé? Querendo dar uma variada dos Shoppings, Bares e restaurantes do Bairro? Então separamos 8 dicas de lugares…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *