ColaboradoresVariedades

Cervejas Especiais – O Segredo das melhores Cervejas do Mundo

2 Mins read

Afinal, tá todo mundo falando em cervejas especiais, cervejas artesanais, cerveja de verdade, mas o que é isso? Cerveja não é tudo igual?
Não!! Cerveja não é tudo igual! Existe mais de 90 estilos de cervejas no mundo!

Aos poucos irei escrevendo sobre esse universo tão magnífico e ensinando mais sobre os estilos e diferença entre elas. Esse universo cervejeiro ainda é pouco conhecido pela maioria, mas não se preocupe, vamos desvendá-lo aos poucos.

Uma boa cerveja é produzida para ser apreciada assim como apreciamos um bom vinho, um bom uísque, uma boa vodka e etc. A cerveja é sim um excelente acompanhamento para uma refeição, mas para isso precisamos entender um pouquinho sobre os estilos.

As cervejas artesanais ou especiais são feitas geralmente por uma família tradicional, por monges, por um grupo de amigos e às vezes até por um único cervejeiro.Todas essas pessoas não produzem pensando apenas em lucro, lucro e lucro, elas produzem sim para ganhar dinheiro, mas acima de tudo por amor, com a finalidade de produzir um líquido que agrade seu público e que agrade a si mesmo, e para isso utilizam os melhores ingredientes possíveis, produzem em volumes reduzidos, e se preocupam com os sabores e aromas da bebida, afinal os cervejeiros cuidam de suas cervejas como verdadeiros filhos.

Essas cervejas são feitas de uma maneira tradicional e prezam muito pelo lado gastronômico, ou seja, são cervejas feitas para acompanhar um bom prato de comida, um belo lanche, a até mesmo uma sobremesa e quando harmonizadas corretamente vão dar um excelente resultado. Elas não precisam ser bebidas estupidamente geladas, afinal qualquer produto muito gelado, esconde seus sabores.

Aproveitando para explicar: Estupidamente gelado é um marketing cervejeiro, serve para ajudar no consumo de produtos sem riqueza gastronômica, então se algo precisa ser bebido estupidamente gelado é melhor ser consumido apenas para matar a sede (e olhe lá!), pois nosso paladar não é capaz de distinguir sabores de um produto muito gelado. Assim como um vinho, as cervejas artesanais não são produzidas para se consumir em grande quantidade, afinal são líquidos mais complexos, com mais estrutura e muitas vezes com graduações alcoólicas mais elevadas, mas principalmente, com muito mais sabor!

Se você nunca provou, não deixe de provar. Esqueça o sabor que conhece dessas cervejas de produção em massa e visite uma loja, um bar ou um restaurante que venda cervejas especiais, certamente esses locais terão profissionais qualificados para lhe ajudar a fazer uma boa escolha.

Se disser que não gosta de cerveja é porque provavelmente provou apenas um estilo, provavelmente American Lager , como eu disse no começo, existe no mínimo mais 89 estilos e certamente, um deles irá lhe agradar.

Uma dica para os iniciantes prove estilos fáceis de beber e refrescantes, aos poucos vamos evoluindo.
Listei 3 estilos que se encaixam nesse perfil.

– Witbier (Estilo Belga)
– Helles ( Estilo Alemão)
– Pilsner ( Estilo Tcheco)

Cheers!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *