Compartilhe na Rede

Programação de Novembro da Biblioteca Hans Christian Andersen


SÁBADO #NAHANS
Contação de histórias, Encontros e Circo:

Círculo de Biblioterapia: As mulheres que me habitam (Encontro/Mediação): Dia 9 de Novembro às 14h (Sábado). Um cuidado com o desenvolvimento do ser mediante a leitura e a narração de histórias. Ministrado por Christyanne Bueno.
Classificação Indicativa: + 12 anos * Duração: 60 min

Histórias Sobre o Folclore Brasileiro – Grupo João Acaiabe (Contação): Dia 9 de Novembro às 15h (Sábado). Resumo: A contação de histórias leva o público para o universo dos contos, lendas, poemas e cantigas do repertório brasileiro, que são interpretados de forma poética, lúdica e bem humorada. Além de divertir e estimular a imaginação, o hábito de ouvir histórias desde cedo ajuda na formação de identidades, pois a relação de troca entre contador e ouvinte possibilita um grande acúmulo na bagagem cultural do espectador. A apresentação possui música ao vivo, com efeitos sonoros, onde o som funciona como elemento narrativo, acentuando e pontuando momentos do espetáculo. Advinhas, trava línguas e cantigas de roda também compõem o espetáculo. O intuito é despertar a fantasia e a imaginação dos espectadores, em um roteiro que traz histórias como: O Macaco e a Velha, Pirueta a pipa peralta etc.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 50 min

Romancear: Encontro de autores e leitores (Encontro): Dia 16 de Novembro às 14h (Sábado). Resumo: Neste encontro, autores conversam com os leitores sobre os estilos de romance, seus processos de criação e tentam responder a questão: “o amor está fora de moda?”
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 60 min

Pérolas da Sereia (Contação/Teatro): Dia 16 de Novembro às 15h (Sábado). Resumo: Pelas águas doces e salgadas a Sereia vem nadando do continente Africano até o Brasil, resgatando todos os seus filhos que ficaram pelo caminho em uma viajem muito longa no navio negreiro à ela também cabe a função de preservar as suas tradições. Com muita música, história e interação das crianças, vamos desvendando os mistérios do mar.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 40 min

LÊ NO NINHO (Mediação de Leitura): Dia 23 de Novembro às 11h (Sábado). Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.
Mediadora: Renata Rossi.

Encontros culturais com a oralidade e a literatura brasileira – bate-papo com Benedito Prezia: Dia 23 de Novembro às 14h (Sábado). Autor com vasta experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: etnohistoria indigena, tupiniquim, tupinambá, guaianá, maromomi/guarulhos, São Paulo quinhentista e seiscentista, dialeto e cultura caipira, língua tupi, religiões indígenas, história da missão, fenômeno religioso e Cimi.
Mediação: Daniel D’Andrea

Quizumba: Grupo Rainhos do Radiador (Circo): Dia 23 de Novembro às 15h (Sábado). Resumo: A palhaça Ursa maior está desempregada e busca encontrar um trabalho no qual se encaixe, disposta a novas possibilidades, aventura-se como animadora de festa infantil, musicista e até cabeleireira! Mas o que fazer quando tudo se transforma em uma grande palhaçada? O principal desafio dessa versátil palhaça é não perder sua essência enquanto busca adequar-se as necessidades da realidade prática da vida, quando todas as vozes dizem que não nos encaixamos só nos resta criar um mundo novo de possibilidades.

De forma leve e dinâmica a peça traz para cena a relação de desemprego, realidade vivida em sua grande maioria pela população negra de não pertencimento aos meios formais de trabalho. Com magia cômica, muita música e bom humor, “Quizumba” traz a potência feminina negra na reinvenção das realidades.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 50 min

SARAU CAFÉ COM POESIA: Dia 30 de Novembro às 12h (Sábado).


Tatianices, uma lenda contemporânea (TEATRO PRÊMIO ZÉ-RENATO): Dia 22 de Novembro (Sexta) às 10h30 e 14h. Resumo: Com bom-humor e música tocada ao vivo, essa peça-festa comemora o centenário da escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky (1919-2013) ao promover o encontro entre a Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil, e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 50 min


OFICINAS:

CORAL INFANTIL (+ 5 anos): Terças (semanalmente) às 17h30, com a Profa. Karen Bock.
INSCRIÇÕES: bibliotecahans@gmail.com

Construindo comunidades inovadoras a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de dados do município: Dia 13 de Novembro (Quarta) das 14h às 16h. Com a Profa. Andrêssa Batelochio. Resumo: A partir da compreensão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), histórico e dados atuais e da análise de dados e iniciativas do município, promoveremos reflexões, diálogos e atividades coletivas, incentivando uma maior participação nos territórios sob este “novo olhar” para a sustentabilidade. Por meio de atividades “mão na massa”, o grupo criará soluções para melhorias locais.
*Obs.: os participantes devem levar materiais reciclados (exceto vidro e outros materiais cortantes)

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO (para jovens e adultos): Toda quinta-feira/semanalmente das 15h às 18h. Um produto será desenvolvido em cada oficina. Com Dricco Simões.
INSCRIÇÕES SOMENTE NO FONE SEMPRE ÀS TERÇAS-FEIRAS: 2295-3447


Cinema na Hans:

Kiriku e a Feiticeira (livre – 1998‧ Animação‧ 1h10m): Dia 29 de Novembro (Sexta) às 14h. Resumo: Na África Ocidental nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku.


O PIÁ (Programa de Iniciação Artística) voltou! Para crianças de 5 a 14 anos. Quintas e sábados das 9h às 12h e das 13h às 16h


Além dessas atividades, há muitas outras oficinas, palestras, etc que oferecemos gratuitas para adultos e crianças. Quem se interessa por essa área, também vai curtir a nossa programação cultural!

Não tem a carteirinha da biblioteca?! Aproveite para fazer a carteirinha de empréstimos para curtir ainda mais o acervo (livros, cds, dvds, gibis, revistas, etc.). Basta trazer comprovante de residência recente e documento foto.


Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Temática em Contos de Fadas
Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé – São Paulo
Tel: (11) 2295-3447
bibliotecahans@gmail.com

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 10h às 19h
Sábados: 9h às 16h
Domingos: 9h às 13h

www.bibliotecas.sp.gov.br
www.facebook.com/bibliotecahans.christianandersen
Todos os serviços são gratuitos