Imagina a cena: uma pessoa sai para caminhar e para fazer companhia leva seu cachorrinho junto…anda pelas ruas do bairro, cumprimenta quem conhece, dá uma paradinha para conversar com os amigos que encontra no caminho e enquanto isso o cachorrinho aproveita para dar uma cheiradinha no chão…para e tchan: cocô na calçada.

E aí, quem pega?…

A pessoa dona do cachorrinho, para não fazer feio, recolhe a caca, põe num saquinho de plástico, amarra bem amarradinho e depois, e depois…atira ao pé da primeira árvore que encontra…e essa árvore está na frente da sua uma casa.

Situação como esta acontece diariamente por todas as ruas do bairro, principalmente na frente da minha casa. Este caso é apenas um exemplo, são muitas as pessoas que passeiam com seus cães e não pegam a sujeira. Aquele cocô fica lá na calçada que você é obrigada a desviar para não se sujar. Já as calçadas com grama ou pracinhas ficam insuportáveis.

Outro exemplo: na semana passada quando fui pegar o ônibus Santa Izabel, na Praça Rosa Laudelina Carvalho, estava eu parada, aguardando com outras pessoas a chegada do bus, quando uma garota com a família, toda falante e animada estava com seu cachorrinho junto, o pet então resolveu dar uma paradinha no local em que a gente estava e pum…cocô na calçada, o que ela fez? Virou as costa e foi embora. Um outro morador viu a situação e pediu para ela recolher as caquinhas…mas ela muitooooooo educadamente mandou ele recolher se estava incomodando. Esse é um tipo de problema que enfrentamos no bairro, caquinhas misturadas com o comércio, nas áreas residenciais…em todo lugar. Situações como esta, deixam a gente indignada.

O problema aqui é exclusivamente do dono do cachorro, e pronto! O pet fez cocô, recolhe e descarte na sua residência e não nas casas dos outros. A vergonha e falta de educação é você largar a sujeira na calçada achando que com a primeira chuva vai tudo embora. Ou colocar em saquinhos plásticos e abandoná-lo no pé da árvore. Quem vai pegar aquilo?

Sem contar que aquele saquinho demora anos para se dissolver na natureza e principalmente pode entupir bueiros e encher as ruas. Sem dizer que as fezes na rua podem trazer muitas doenças através das moscas que atraem. E você não vai querer que a sua família seja contaminada por isso?

Para quem gosta e tem um pet em casa, seja responsável, dê o exemplo.