Programação de Março da Biblioteca Hans Christian Andersen


Programação Março 2020

Pausa na Leitura com Joe Barbosa (última apresentação no Brasil!!!): Dia 3 de Março (terça) às 14h. Resumo: O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores.


Especial do Dia da Mulher – Dia 7 de Março das 10h às 17

Lançamento de livro e Debate Dia 7 de Março (Sábado) às 10h. Lançamento do livro “Quando Começou em São Paulo? 458 respostas pelo guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho”, seguido da palestra “Mulheres Pioneiras em São Paulo” e debate sobre a importância do Dia 08 de Março.

Bordadeiras de Histórias (Contação de Histórias): Dia 7 de Março (Sábado) às 15h. Resumo: A proposta é compartilhar e trazer à tona o imaginário nas tradições afro-brasileiras que, a princípio é transmitido oralmente. Faz-se necessário um fortalecimento e recuperação dessa tradição, bem como o incentivo ao contato com a memória ancestral e o registro das próprias experiências através da narrativa e/ou da escrita, seguindo assim no contra fluxo da marginalização dessa cultura, que também ocupa papel central na história e formação do Brasil e do povo brasileiro.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 60 min

Apresentação do espetáculo “Villa” (Teatro adulto): Dia 7 de Março (Sábado) às 16h. Resumo: Na trama, três mulheres avaliam diferentes propostas sobre o que fazer com a Villa Grimaldi, um dos mais famosos centros de tortura e extermínio na ditadura do chileno Augusto Pinochet (1915-2006). Em torno de uma mesa, elas discutem dilemas atuais de organizações de direitos humanos e o presente dos espaços ligados à violência do Estado. Como explicar o horror do passado sem cair em uma produção de parque temático ou na fria reprodução de um museu de arte contemporânea? O texto fala sobre os espaços de memória, aquilo que escolhemos como recordação e o que aprendemos como memória coletiva de um povo; sobre como são feitas as edições que geram a História; e por quem a nossa trajetória coletiva vem sendo construída, lembrada e contada.
Classificação Indicativa: a partir de 14 anos * Duração: 70 min

Tatianices ( Teatro – Agende a sua turma – Há vagas): Dia 13 de Março (Sexta) às 10h e às 14h.Resumo: Com bom-humor e música tocada ao vivo, essa peça-festa comemora o centenário da escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky (1919-2013) ao promover o encontro entre a Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil, e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo.
Classificação Indicativa: a partir de 4 anos * Duração: 50 min


SÁBADOS #NAHANS

Bordadeiras de Histórias (Contação de Histórias): Dia 7 de Março (Sábado) às 15h. Resumo: A proposta é compartilhar e trazer à tona o imaginário nas tradições afro-brasileiras que, a princípio é transmitido oralmente. Faz-se necessário um fortalecimento e recuperação dessa tradição, bem como o incentivo ao contato com a memória ancestral e o registro das próprias experiências através da narrativa e/ou da escrita, seguindo assim no contra fluxo da marginalização dessa cultura, que também ocupa papel central na história e formação do Brasil e do povo brasileiro.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 60 min

Mimicalado Show (Circo): Dia 14 de Março (Sábado) às 15h. Resumo: Mimi é um palhaço que se rebelou contra seu padrasto, proprietário do Circo Du Bufét, e que por isso foi abandonado em uma das cidades por onde o circo passou. Sozinho, ele decide que o show tem que continuar e se anima ao perceber que será o astro principal e seu próprio patrão. Usando de toda a experiência que ganhou na companhia do circo, Mimi cria seu próprio espetáculo: um inusitado e divertido show com malabares, mímica, equilíbrio, manipulação de chapéu e outras atrações.
Classificação Indicativa: a partir de 5 anos * Duração: 60 min

Lê no Ninho (Mediação de Leitura): Dia 21 de Março (Sábado) às 11h. Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4 anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.
Mediadora: Renata Rossi.

Bichos de Clarice (Jogo Coreográfico): Dia 21 de Março (Sábado) às 15h. Resumo: “Bichos de Clarice “ é um jogo coreográfico para todas as idades. Antes de começar, queremos que vocês saibam que esse jogo foi criado a partir de quatro livros escritos por Clarice Lispector: A mulher que matou os peixes, A vida íntima de Laura, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade. ATENÇÃO! As histórias criadas por Clarice foram escritas para exclusivo uso doméstico: ela as escrevia para ler pros filhos e, por isso, deixava muitas entrelinhas para explicações orais. Nós nos inspiramos nas histórias e nas formulações da autora e fizemos questão de NÃO preencher as lacunas! Pedimos ajuda a pais e mães, tios e tias, avós, professores, monitores, amigas e amigos: suas contribuições são bem-vindas e necessárias. Nós garantimos – por experiência própria – que a parte oral desta história é o melhor dela… Divirtam-se!
Classificação Indicativa: a partir de 5 anos * Duração: 120 min

Sarau Café com Poesia (Sarau): Dia 28 de Março (Sábado) das 12h às 17h.

Alvoroço da festa do céu (Teatro de Sombras): Dia 28 de Março (Sábado) às 15h. Resumo: “Alvoroço da festa no céu” é feita em Teatro de Sombras com uma mala mágica, que conta a história de uma tartaruga, que para ir até uma festa no céu, apronta a maior confusão. Será que ela vai conseguir voar? Mas tartaruga não voa!!! Assista e desvende o final dessa história! A história é uma adaptação do conto “Alvoroço da festa do no céu” de Clarice Lispector, que consta no livro “Doze Lendas Brasileiras: Como Nasceram as Estrelas” que reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX.
Classificação Indicativa: Livre * Duração: 45 min

Áridos (Teatro): Dia 28 de Março (Sábado) às 16h. Resumo: sobre os deslocamentos das pessoas no mundo. Quando se é obrigado a sair do ambiente para outro forçadamente.
Classificação Indicativa: livre * Duração: 30 min


OFICINAS

5º Curso de Teatro e Contação de Histórias para Iniciantes com prof. José Carvalho: Dia 2 a 20 de Março, das 14h às 17h. Resumo: iniciantes. Durante o curso será desenvolvido improviso em grupo, jogos teatrais, expressão vocal e corporal, desinibição e introspecção, narração de histórias e montagem cênica. Gratuito e livre! (lotado)

CORAL INFANTIL (acima de 5 anos): Segunda (semanalmente) às 17h. Com a Profa. Karen Bock. INSCRIÇÕES: bibliotecahans@gmail.com

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA (para jovens e adultos) Dias 11 e 25 de Março (Quarta) das 14h às 17h. Um produto será desenvolvido em cada oficina. Com Dricco Simões
INSCRIÇÕES: Somente por telefone, sempre às terças-feiras: (11) 2295-3447


PREPAREM-SE… EM MAIO: “O Conto que Me Conta – uma jornada pela paisagem encantada com enfoque nos contos de fadas” – oficina semanal com a maravilhosa Tininha Calazans * Toda terça-feira das 14h às 18h – Agendem-se! Datas: 05/05, 12/05, 19/05, 26/05, 02/06, 09/06, 16/06, 23/06, 30/06, 07/07, 14/07, 21/07, 28/07, 04/08, 11/08, 18/08 e 25/08

Inscrições em breve…


Além dessas atividades, há muitas outras oficinas, palestras, etc que oferecemos gratuitas para adultos e crianças. Quem se interessa por essa área, também vai curtir a nossa programação cultural!

Não tem a carteirinha da biblioteca?! Aproveite para fazer a carteirinha de empréstimos para curtir ainda mais o acervo (livros, cds, dvds, gibis, revistas, etc.). Basta trazer comprovante de residência recente e documento foto.


Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Temática em Contos de Fadas
Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé – São Paulo
Tel: (11) 2295-3447
bibliotecahans@gmail.com

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 10h às 19h
Sábados: 9h às 16h
Domingos: 9h às 13h

www.bibliotecas.sp.gov.br
www.facebook.com/bibliotecahans.christianandersen
Todos os serviços são gratuitos