Destaque

Prefeitura reabre 70 parques em São Paulo

3 Mins read

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a reabertura dos parques municipais a partir da segunda-feira (13). Serão reabertos 70 dos 108 parques existentes na cidade. No entanto, a abertura será parcial, com horário reduzido, limitação de acesso e restrição ao uso dos parquinhos infantis, áreas para piquenique e espaços de esportes coletivos. O funcionamento será de segunda a sexta. Os centros esportivos municipais já foram reabertos no início desta semana.

O horário de funcionamento dos parques de São Paulo será das 10h às 16h, com exceção dos dois maiores da cidade, o Ibirapuera, na zona sul, e do Carmo, na zona leste, que vão abrir das 6h às 16h. Os parques terão controle na entrada, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Os permissionários – ambulantes e lanchonetes – dentro dos parques também poderão voltar a funcionar respeitando os protocolos de atendimento.

Atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo estarão liberadas, desde que respeitado o uso de máscara e o distanciamento social. Qualquer outra atividade que promova aglomeração está temporariamente suspensa, como eventos e esportes coletivos (uso de quadras e campos), assim como a entrada de equipamentos para essa prática.

Os parquinhos infantis e equipamentos de ginástica não poderão ser utilizados. Já os sanitários vão ficar abertos. A prefeitura promete disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (caso dos parques Ibirapuera e Carmo), haverá sabão líquido.

Em alguns parques de São Paulo que possuem áreas gramadas, o governo Covas pretende fazer uma demarcação para que o distanciamento social seja mantido. Os parques que tiverem várias entradas terão alguns portões fechados para facilitar o controle de acesso. No Parque Ibirapuera, a entrada será permitida nos portões 02, 03, 05, 07 e 09.

No caso dos centros esportivos, o horário de funcionários está sendo das 6h às 12h, sendo obrigatório o uso de máscaras por todos os trabalhadores e frequentadores. Nestes espaços estão liberadas apenas as atividades de caminhada e corrida ao ar livre. Permanecem proibidos os esportes coletivos e o uso de quadras, campos, ginásios, playgrounds, academias e piscinas.

Confira a lista de parques que vão abrir em São Paulo:

Parque do Piqueri – Tatuapé

Leste: Carmo, Piqueri, Jardim Sapopemba, Sapopemba (Aterro), Tiquatira – Eng. Werner Zulauf, Lajeado – Izaura Pereira Franzolin, Raul Seixas, Santa Amélia, Rapadura, Chácara das Flores, Itaim, Água Vermelha, Aricanduva, Vila do Rodeio, Consciência Negra, Zilda Arns, Guabirobeira – Mombaça, Ciência, Mongaguá, Rio Verde, Jardim da Conquista e Ribeirão Oratório.

Centro: Jardim da Luz, Aclimação e Buenos Aires.

Norte: Lions Clube Tucuruvi, Trote, Sena, Ten. Brig. Faria Lima e Canivete.

Sul: Ibirapuera, Ribeirão Cocaia, Cantinho do Céu, Sete Campos, Jardim Prainha, Parelheiros, Povo – Mario Pimenta Camargo, M’Boi Mirim, Barragem de Guarapiranga, Eucaliptos, São José, Ribeirão Caulim e Feitiço da Vila.

Sudeste: Independência, Vila Prudente – Ecológico Prof. Lydia Natalízio Diogo e Ipiranguinha.

Oeste: Raposo Tavares, Juliana de Carvalho Torres – Cohab Raposo Tavares, Chácara do Jockey, Jardim das Perdizes, Cemucam, Alfredo Volpi, Burle Marx e Sapé.

Noroeste: Anhanguera, São Domingos, Vila dos Remédios e do Fogo.

Além destes, serão abertos cinco Parques Naturais Municipais (PNMs). Cada unidade abrirá um dia na semana, de segunda a quinta, das 10h às 16h. São os PNMs: Jaceguava (segunda-feira); Itaim (terça-feira), Varginha (quarta-feira) e Bororé (quinta-feira), na zona sul, e Fazenda do Carmo (terça-feira) na zona leste. As unidades permanecerão fechadas de sexta a domingo.

Também vão reabrir seis áreas de preservação, que são destinadas à pesquisa: PNM Cratera de Colônia, Reserva do Morumbi, Quississana, Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri, Savoy City e Altos da Baronesa.

Parques fechados

Os demais parques permanecem fechados, sem previsão de reabertura: Trianon, Guarapiranga, Previdência, Nabuco, Lina e Paulo Raia, Rodrigo de Gásperi, Vila Guilherme, Luiz Carlos Prestes, Severo Gomes, Chico Mendes, Jardim Felicidade, Santo Dias, Cidade de Toronto, Ermelino Matarazzo, Colinas de São Francisco, Jacintho Alberto, Cordeiro Martin Luther King, Castelo, Nove de Julho, Shangrilá, Zilda Natel, Guaratiba, Vila Sílvia, Pinheirinho D’Água, Herculano, Guanhembu, Praia de São Paulo, Casa Modernista, Mário Covas, Leopoldina, Benemérito Brás, Águas, Senhor do Vale, Central do Itaim, Nebulosas, Tatuapé, Chuvisco e Nascentes do Ribeirão Colônia.

Você também pode gostar
Acontece no TatuapéOnde Curtir no Tatuapé

Traga a criançada para curtir o Templo da Diversão - Kung Fu Panda 4 no Shopping Anália Franco

Traga a criançada para se divertir com a gente no evento do filme KUNG FU PANDA 4 de 16 de Março a 21 de Abril….
Tatuapé

RENATO ALBANI - Novo Show de Stand up no Teatro Fernando Torres

Renato Albani em seu quinto show solo, levanta os pontos de evolução e estagnação da sociedade, fazendo um comparativo entre passado, presente e futuro sobre…
Teatro

João Ventura canta Roberto Carlos em única apresentação no Teatro Corinthians

João Ventura canta as mais belas canções de Roberto Carlos em show de voz e piano. Cantor, compositor, e dono e uma sonoridade ímpar. É…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *