Variedades

Top 10 Melhores Proseccos em 2022

6 Mins read

O Prosecco ganhou fama no Brasil por ser uma alternativa boa e barata ao champagne, e por isso é muito visto em festas e comemorações em geral. Mas você sabe realmente o que é um prosecco? É o mesmo que espumante? E na hora de escolher, você sabe qual o melhor ou como comprar um bom prosecco?

É exatamente isso que você vai descobrir aqui. Vamos mostrar marcas brasileiras como Salton e Garibaldi, e os italianos Freixenet e Perini, entre outros. Você pode escolher o seu no ranking com os 10 melhores proseccos para comprar online dentre todos que estão disponíveis no Brasil!

O Que é Prosecco?
O prosecco é um espumante que tem esse nome pois começou a ser produzido em 1868 a partir da uva prosecco (hoje chamada de Glera), originária de Vêneto, na Itália. Com o passar dos anos, a uva começou a ser exportada para outros países, entre eles o Brasil, que começaram a produzir seu próprio prosecco. Em 2009 foi decidido pela legislação italiana que só os espumantes produzidos na Itália poderiam levar o nome de prosecco. Porém, como nem todos os países aderiram a essa norma, muitos espumantes brasileiros ainda possuem a permissão de colocar o nome Prosecco em seus rótulos.

Proseccos Brasileiros: Qualidade Reconhecida Mundialmente
Ser um prosecco brasileiro não significa ter qualidade inferior. Os proseccos brasileiros seguem todos os padrões de produção definidos pelos proseccos italianos, como a utilização da uva Glera (antiga prosecco) e a fermentação feita pelo método Charmat. A maioria dos proseccos brasileiros vêm da Serra Gaúcha (RS) ou de São Roque (SP), e sua qualidade é reconhecida em países como Itália, Espanha, Argentina e Chile. Alguns também já entraram para a lista dos 10 melhores espumantes do mundo. Foi o caso do Salton Prosecco, em 2018.

Todo prosecco deve ser feito com a uva Glera. Essa uva é branca, produz muito sem perder a qualidade, possui alta acidez e um paladar bastante neutro, ideal para ser fazer espumantes refrescantes, perfeitos para dias quentes. Ao escolher o prosecco fique de olho no rótulo da garrafa: a bebida deve ser feita com pelo menos 85% de uva Glera. Os 15% restantes podem ser de Chardonnay, Pinot Bianco, Pinot Grigio, Pinot Noir, Bianchetta Trevigiana, Perera e Glera Lunga. Mas é claro que, quanto maior a presença da variedade Glera, melhor.

A Maioria dos Proseccos São do Estilo Brut
Os diferentes níveis de açúcar do prosecco vão definir se ele é Brut, Extra Seco, Seco ou Demi Sec (meio seco). Os mais conhecidos proseccos são Brut, um estilo mais moderno, com aroma de frutas cítricas, notas vegetais e toques de pão. O açúcar residual varia entre 0 e 12 g/l. O extra seco é a versão clássica e tem notas de maçãs, peras e frutas cítricas, com açúcar entre 12 e 17 g/l. O mais raro é o seco, com notas florais e de frutas como pêssegos e maçãs. Seu açúcar varia entre 17 e 32 g/l. Já o demi sec (meio seco) é o preferido no Brasil e varia entre 32 g/l de açúcar até 50 g/l.

Top 10 Melhores Proseccos

Vamos ver agora os melhores proseccos para comprar online aqui no Brasil. É claro que existem muitos outros que infelizmente não estão à venda nos sites brasileiros, mas todos estes são muito bem avaliados e de ótima qualidade.

GARIBALDI – Espumante Prosecco Brut Rosé.

O Primeiro Prosecco Rosé do Brasil

O espumante Rosé Prosecco da Garibaldi é produzido na Serra Gaúcha a partir das variedades de uvas Glera e Pinot Noir. Talvez pelo isso se pareça mais com o pinot noir do que com um prosecco. Possui aromas de frutas cítricas, morango e florais e paladar equilibrado e refrescante. Essa variedade rosé já é muito conhecida na Europa, mas no Brasil ela é uma inovação da Garibaldi, marca especialista em espumantes. Essa bebida leve vai muito bem com peixes, frutos do mar e queijos. Vale a pena se você gostar de experimentar coisas diferentes!

SALTON – Espumante Prosecco Natural Brut.

Ótimo Prosecco da Vinícola Premiada na França

A Salton é uma vinícola brasileira, fundada por um italiano, com mais de 100 anos de tradição e líder na venda de espumantes no Brasil. O espumante Prosecco da Salton de 2018 ficou entre os 10 melhores espumantes do mundo em uma competição na França. Esse é parecido, mas não é o mesmo. Possui aroma de frutas, principalmente de maçã, pera e cítricas, mas poderia ser mais ácido, além do sabor durar pouco na boca. Leve e refrescante, ele harmoniza com peixes, mel e pães elaborados. Ótima opção tanto para o dia a dia, quanto para uma ocasião especial.

PERINI – Espumante Prosecco Natural Brut.

Qualidade Garantida do Vinhedo à sua Taça

Essa vinícola brasileira foi a primeira no país a desonvolver um sistema de rastreio de qualidade, que vai do vinhedo ao engarrafamento, para garantir que o prosecco na sua casa seja o mesmo da origem: leve, refrescante e de acidez e persistência moderadas na boca. Os aromas delicados remetem a frutas e flores brancas. Harmoniza bem com aperitivos, entradas e pratos pouco condimentados, como aves de sabor suave e frutos do mar. Com certeza um prosecco melhor do que muitos com o mesmo valor.

SPERONE – Prosecco Spumante Brut.

O Prosecco que se Mantém Fresco Até a sua Mesa

A Vinícola italiana Sperone é muito tradicional e exporta seus proseccos para mais de 48 países, entre eles o Brasil. A bebida possui uma combinação fina de frutas brancas como pêra, combinadas com notas cítricas, o que oferece um paladar frutado, macio e muito refrescante. A marca diz que um dos seus diferenciais é que, após a segunda fermentação, o prosecco é imediatamente engarrafado, o que o deixa ainda mais fresco até a hora de consumir. Experimente com aperitivos, entradas à base de frutos do mar, saladas, e frutas.

AURORA – Espumante Prosecco Brut.

Espumante Prosecco Premiado, por um Preço Baixo

Esse espumante tipo prosecco vem de uma região conhecida pelos bons vinhos: São Roque, no interior de São Paulo. 100% elaborado com uvas da variedade Glera, é um vinho de cor amarelo-clara, com reflexos esverdeados, e aroma fresco e frutado. Na boca, possui acidez equilibrada. Se você está procurando um bom prosecco brasileiro, este é de muito boa qualidade, inclusive ganhou vários prêmios no Brasil, na Argentina, na França e na Inglaterra. Harmoniza bem com camarão, peixes em geral e saladas. Um espumante adequado para qualquer ocasião com um ótimo custo-benefício!

MIONETTO – Prosecco DOC Treviso.

Leve e Refrescante para Dia e Noite

A Mionetto é uma das mais reconhecidas e respeitadas vinícolas produtoras de prosecco do mundo. Essa bebida fina alia sabor, tradição e qualidade, sempre com muito equilíbrio, e oferece um frescor que combina com dias e noite mais quentes. Com aromas de maçãs, notas florais e toques cítricos, este prosecco contém uma boa acidez que o torna refrescante e delicado. Ideal para acompanhar entradas, saladas, peixes e pratos da culinária asiática, como sushis e sashimis.

BOSCO – Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore.

Um Prosecco Moderno com Sabor de História e Tradição

Impossível um nome mais italiano do que Conegliano Valdobbiadene, não é mesmo? Este prosecco ganha seu nome por ser produzido entre as colinas de Conegliano e Valdobbiadene, na região de Veneto, na Itália. A marca Vini dei Cardinali pertence à Vinícola Bosco, fundada em 1948. O aroma desse prosecco é frutado, leve e delicado, com notas florais. O sabor também é delicado, doce e seco. Ideal servir gelado, entre 8 e 10 graus, para acompanhar aperitivos e pratos com peixes, carnes brancas e vegetais. Só preste atenção ao estilo dele: extra seco! Não é o preferido dos brasileiros.

GARIBALDI – Espumante Prosecco Ice Demi Sec.

Prosecco Adocicado e um dos Preferidos dos Brasileiros

Diferentemente dos espumantes convencionais, o prosecco Ice demi sec é feito para ser bebido bem gelado, com gelo! Possui uma acidez balanceada, um aroma intenso e maior concentração de açúcar, graças à presença da uva moscatel. Por ser mais doce também é mais agradável ao paladar brasileiro. Com notas de pêssego e lichia e bolhas persistentes, ele é ideal para ser consumido com gelo e também para fazer parte de drinks refrescantes, mas pode acompanhar petiscos leves, entradas e saladas. Mais um prosecco brasileiro que não deve nada a muitos italianos!

MARTINI & ROSSI – Espumante Prosecco Martini.

O Espumante Italiano Mais Vendido do Mundo

Martini é uma forte marca italiana e uma das marcas de bebidas alcoólicas mais famosas do mundo, que se transformou em símbolo de vermouth. Este prosecco é o espumante italiano mais vendido do mundo, o que significa muito, já que o prosecco é a bebida italiana mais exportada! Produzido 100% com uvas Glera, elas fornece, um aroma fresco de flores e frutas e notas de pêra e maçã. O resultado na boca é uma bebida seca e muito frutada, equilibrada, agradável e fácil de beber. Perfeito tanto para acompanhar as refeições quanto em drinks. E ainda tem um preço baixo!

FREIXENET – Prosecco DOC.

Sabor, Aroma e Embalagens Perfeitos

A Freixenet é uma das maiores produtoras de espumantes do mundo há mais de 100 anos e seu prosecco é uma mistura de qualidade e sabor em uma linda garrafa. Feito a partir das melhores uvas Glera da região de Veneto, o Freixenet Prosecco é leve, fresco e delicioso. O segredo são as fermentações lentas: a primeira preserva os delicados aromas e frescor da uva. A segunda resulta em uma efervescência duradoura de alto nível, que permanece no paladar com notas de frutas cítricas e maçã verde. O resultado é incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *