Variedades

Top 10 Melhores Whiskys para Comprar em 2022

9 Mins read

O whisky é uma bebida muito apreciada e vista como sinônimo de requinte, elegância e bom gosto. Seja você um amante de bebidas destiladas ou alguém que está conhecendo nesse meio, é muito importante saber escolher um bom whisky, se atentando aos detalhes que farão da sua escolha a melhor possível.

O processo de fabricação do whisky é bem complexo e envolve uma série de etapas. Cada uma delas tem um papel importante para a qualidade final da bebida. Por esse motivo, muitos dos melhores whiskys do mundo possuem receitas e procedimentos minuciosos que são guardados a 7 chaves. Veja as etapas:

Maltagem: essa é a etapa do preparo da cevada, onde os seus grãos são colocados em tanques com água para dar início ao processo de germinação. Após alguns dias surgem os brotos, que passam pela última fase dessa etapa, a secagem.
Cozimento: aqui a cevada maltada passa por alguns cozimentos, geralmente 3, sendo que cada um possui tempo e temperatura específicos. Ao final é possível obter um açúcar fermentável através da ativação de algumas enzimas do malte.
Fermentação: o resultado do cozimento é transferido para tonéis e misturados com leveduras. Nesse processo, os açúcares obtidos na etapa anterior vão nutrir o fermento. O resultado é uma bebida similar a cerveja, com teor alcoólico entre 5 e 8%.
Destilação: essa é a etapa onde o álcool e água se separam. Esse processo pode ter até 3 etapas, e nele é possível determinar se a bebida será mais leve ou mais pesada. O resultado é um líquido com cerca de 70% de teor alcoólico.
Maturação: após ser levemente diluído para reduzir o teor alcoólico, o destilado é colocado em barris para maturar por pelo menos 3 anos. Dessa forma, ganha os sabores e aromas da madeira. É aqui que se determina a idade do whisky!
Homogeneização: como a maturação é feita em vários barris, é comum que os whiskys tenham algumas diferenças, então eles são misturados para ficarem homogêneos. Nessa fase também pode ser adicionado corante natural para obter uma cor final.
Filtragem: é nessa etapa que as impurezas e resíduos provenientes da maturação são retirados da bebida. Essa é uma etapa que também pode deixar o whisky um pouco mais leve.
Engarrafamento: ao final da produção é feito o engarrafamento da bebida. Essa etapa pode ser feita na origem ou no país que irá comercializar. Nesse caso, a destilaria envia o whisky em grande quantidade para que ele seja envasado e vendido.

Vale ressaltar que esse é o processo básico para produção de whisky, mas podem haver algumas diferenças, dependendo do tipo e nacionalidade da bebida.

Como Escolher o Melhor Whisky
O whisky americano se divide, basicamente em 2 categorias, o Bourbon e o Tennessee, ambos produzidos com os mesmos critérios de produção. São eles, uma mistura de grãos com ao menos 51% de milho e a utilização de barris de carvalho novos para envelhecimento, onde deve haver ao menos 62,7% de álcool. A única diferença entre eles é que o Tennessee passa por uma filtragem de carvão após a destilação. Quanto ao sabor, eles se assemelham bastante, trazendo notas amadeiradas dos barris de carvalho. Contudo, o Tennessee, como o Jack Daniels Nº 7, tem o sabor um pouco mais adocicado devido à filtragem.

A Escócia é o mais antigo produtor de whisky do mundo, fazendo deles os mais populares do mercado. O whisky escocês é produzido a partir da cevada ou de grãos maltados, que após serem duplamente destilados devem envelhecer por um período mínimo de 3 anos em barris de carvalho. Os whiskys escoceses se dividem entre Single Malts e Blendeds. O primeiro é produzido apenas da mistura de grãos maltados, resultando em um sabor mais intenso e cremoso. Já o segundo tipo utiliza uma mistura de destilações maltadas e de grãos diversos, resultando em um sabor mais simples.

O whisky japonês é um dos mais novos no mercado, e traz consigo uma grande inspiração dos escoceses. Tanto que os tipos da bebida produzida lá são os mesmos, ou seja, Single Malt e Blended. Porém, os barris utilizados para envelhecimento são diferentes, para isso utiliza-se o carvalho japonês. Além disso, as bebidas dessa nacionalidade possuem matérias-primas extremamente puras e muita tecnologia aplicada a produção. Isso resulta em um sabor mais leve e maltado quando comparado a bebidas de outras origens. Ainda que não seja tão popular no mercado brasileiro, é uma excelente opção!

Ainda que a produção nacional não tenha uma tradição tão forte quanto as anteriores, é possível encontrar bons whiskys brasileiros no mercado. Em geral, as destilarias do Brasil usam malte escocês, que são misturados a destilados de outros grãos, como o milho. Logo após, são envasados e distribuídos. Dessa forma é possível obter um blended de sabor mais simples, que traz inspiração das bebidas escocesas. No sabor o whisky brasileiro normalmente tem uma percepção de álcool um pouco maior. Dessa forma, são opções interessantes para preparo de coquetéis. Um bom exemplo é o whisky Drury’s.

Ao procurar um Whisky, uma das primeiras coisas que salta aos olhos é a sua idade, pois ela é a principal responsável pelo sabor da bebida. Afinal, quanto mais tempo o whisky envelhece, mais o sabor se acentua. Além do sabor, o envelhecimento acrescenta textura e aroma a bebida, fazendo com que ela fique mais cremosa e perfumada. Como é necessário um envelhecimento de pelo menos 3 anos para a bebida ser considerada um whisky, quando não há informação de idade na garrafa, esse é o mínimo que ele deve ter.

Normalmente às dosagens alcoólicas do whisky se iniciam a partir de 40% e podem chegar a concentrações superiores a 70%. No entanto, a legislação brasileira estabelece um limite de 54% de teor alcoólico para as bebidas. Motivo pelo qual a maioria fica entre 40% e 50%. Quanto maior o teor alcoólico, mais impacto a bebida terá no seu organismo. Portanto, se você está começando a consumir whisky, dê preferência a bebidas menos alcoólicas. Este fator também pode ser usado para diferenciar bebidas falsificadas. Desconfie se encontrar uma garrafa fora desses padrões.

O volume das garrafas de whisky pode mudar de acordo com a marca ou o tipo. Normalmente as bebidas mais simples costumam ser envasadas em garrafas de 1 L, como o Jack Daniels Nº 7 e alguns exemplares da Johnnie Walker, por exemplo. Contudo, isso não é uma regra! Já as bebidas com um pouco mais de complexidade costumam ser comercializadas em garrafas de 700 ou 750 mL. Estar atento a isso pode ser uma boa forma de não pagar mais caro achando que receberá mais volume. Afinal, o valor que a bebida tem, reflete diretamente no seu preço de mercado.

Agora, confira a lista dos 10 melhores whiskys do mercado mundial:

DRURYS – Whisky Drurys.

Whisky Brasileiro Produzido Desde 1959.

A Drurys é uma destilaria que produz whisky brasileiro desde 1959, sendo uma das principais no cenário nacional. Na produção são usados maltes escoceses envelhecidos na origem, o que confere um sabor inspirado nos tradicionais whiskys da escócia.

Por ser uma bebida de entrada, ela pode ser uma boa opção para coquetéis, onde será possível trazer uma intensidade a mais. Para beber puro, uma boa sugestão é usar gelo de água de coco que trazer um pouco mais de equilíbrio e reduzir a intensidade do alcoól nesse whisky brasileiro.

PASSPORT – Whisky Passport Scotch.

Ótima Opção de Whisky Bom e Barato

Se você está procurando um whisky bom e barato, o Passaport Scotch é ótima escolha. Esse é um dos whiskys mais populares no Brasil, sendo amplamente conhecido em bares e restaurante. Por ser uma opção de entrada, ele não tem tanta complexidade de sabor, portanto, é bem interessante para drinks.

Ainda sobre o sabor, essa é uma bebida que deixa o álcool um pouco mais evidente no paladar, mas nada que seja muito agressivo. É um dos melhores whiskys nessa faixa de preço. Uma curiosidade é que, diferente do que muitos acham, o Passport não é um whisky brasileiro, mas um escocês envasado no Brasil.

JOHNNIE WALKER – Whisky Johnnie Walker Red Label.

Um dos Mais Populares e Procurados do Brasil

O whisky Red Label é muito procurado por unir baixo custo a qualidade amplamente reconhecida da Johnnie Walker, que tem outros excelentes opções em seu catálogo, como os whiskys Black Label, Green Label e Blue Label. Esses, por sua vez, se diferenciam pelo tempo de envelhecimento.

Quanto ao sabor, o Red Label é bem suave e equilibrado, com notas que remontam a cevada e cereais. Sem dúvidas, é uma ótima opção para aqueles que estão começando a consumir whisky e desejam um bom custo-benefício. Para conhecer mais whiskys Johnnie Walker clique aqui e veja nosso artigo exclusivo sobre eles.

BALLANTINES – Whisky Ballantines 12 anos.

Whisky Barato Pela Qualidade e Envelhecido Que Possui.

Para aqueles que desejam iniciar no consumo de whiskys um pouco mais envelhecidos, esta é uma boa porta de entrada. Com um preço bastante acessível, o whisky Ballantines traz consigo um sabor alcoólico um pouco mais forte que os outros do mesmo tipo, mas nada exagerado.

Com textura um pouco menos densa, esta opção possui uma finalização média. Após o consumo o sabor que fica na boca por alguns segundos remonta a notas de carvalho e madeira, além do frutado que possui predominância. É um whisky barato se considerar a qualidade que ele possui.

SUNTORY WHISKY – Whisky Suntory Chita.

Whisky Japonês Com um Bom Contraste de Sabor.

Embora não seja tão popular quanto os escoceses e americanos no mercado nacional, os whiskys japoneses são de excelente qualidade. No caso do Chita, a bebida tem um contraste bem interessante, com um sabor que mistura o picante com a doçura da baunilha, frutas cítricas e mel.

A Suntory é uma destilaria que se dedica a produção de whiskys de grãos. Por esse motivo o Chita é denominado single grain, ou seja, feito apenas de apenas um grão, nesse caso, o milho. Sendo assim, se você está em busca de uma bebida um pouco diferente das tradicionais, é uma ótima opção!

CHIVAS – Whisky Chivas Regal 18 Anos.

Um dos Melhores Blended Whiskys do Mundo.

Sem dúvidas o whisky Chivas Regal 18 anos é um dos mais tradicionais e conhecidos no Brasil. Seus consumidores vão desde iniciantes até os amantes mais aficionados pela bebida. Embora o sabor seja extremamente suave, ele possui uma enorme personalidade, graças ao períoso mais longo de envelhecimento.

Em 2014 e 2015 o Chivas Regal 18 anos foi premiado como o melhor blended whisky do mundo pela International Wine and Spirits Competition e International Whicky Competition. Além disso, angariou algumas premiações da revista Malt Advocate, no ano de 2008. Até hoje é um dos melhores whiskys do mundo!

GLENMORANGIE – Whisky Glenmorangie The Original.

Whisky Single Malt com Sabor Leve e Equilibrado.

Nem todos gostam de bebidas que tenham um sabor acentuado de álcool, não é mesmo? Se você se encaixa neste perfil certamente irá adorar o whisky Glenmorangie The Original. Com sabor leve e equilibrado, esse single malt é uma excelente opção para quem busca uma bebida realmente prazerosa.

Mesmo possuindo um teor alcoólico mais alto que a maioria ele não traz essa característica na finalização. Outro ponto muito marcante é a sua cremosidade, que faz com ele seja muito agradável ao paladar. Tudo isso faz desse whisky escocês single malt uma ótima opção para entradas e confraternizações.

JACK DANIELS – Whisky Jack Daniels Nº 7.

Um dos Whiskys Mais Vendidos no Brasil

O Jack Daniels Nº 7 é um dos whiskys mais vendidos no Brasil. Sua popularidade se deu pela qualidade aliada a um preço bastante acessível para esse nível de bebida. Isso fez com que ele seja uma figurinha carimbada em praticamente todos os bares e restaurantes do país.

O sabor apresenta de início um amargor suave junto com notas amadeiradas. Ao final, toda a doçura fica evidente em um fundo levemente apimentado. Com finalização média, é possível continuar sentindo o sabor desse Tenessee americano por alguns segundos após o consumo, tornando-o ainda mais agradável.

OLD PARR – Whisky Grand Old Parr 12 Anos.

Perfeito para Beber com Gelo

O whisky Grand Old Parr 12 Anos se tornou um enorme sucesso no Brasil. Com isso, a marca conseguiu atrair um público que se tornou fiel ao sabor mais rústico da bebida, que traz notas adocicadas e o malte bem evidente. Características que o fazem combinar perfeitamente com algumas pedras de gelo.

Devido a essa popularidade, o Old Parr é facilmente encontrado em supermercados e adegas. Seu preço também é bastante atrativo, pois chega a custar o mesmo que muitos outros Blendeds que não possuem o mesmo envelhecimento de 12 anos. Dessa forma é um dos melhores whiskys baratos do mercado.

MAKER’S MARK – Whisky Maker’s Mark.

Um dos Melhores Bourbons Americanos do Mercado

O whisky Maker’s Mark é um bourbon americano, mais precisamente do Kentucky, que ganhou o paladar de muitos brasileiros. Um dos motivos para isso é o sabor extremamente agradável e fácil de beber. Ainda que o teor alcoólico seja de 45%, esse é um whisky de não deixa isso transparecer no sabor.

Outra característica marcante é o aroma, que traz notas frutadas, de caramelho, eucalipto, gengibre, entre outras. Diferente de bourbons tradicionais, o Maker’s Mark é o melhor whisky do nosso ranking e oferece uma experiência bem equilibrada, que mantém uma textura encorpada, mas sem ser agressivo no paladar.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *