Variedades

Top 12 Melhores Gins Nacionais para Comprar em 2022

8 Mins read

Amantes de bebidas certamente já tiveram vontade de se aventurar no mundo dos gins brasileiros. Esse destilado cheio de características especiais está cada vez mais popular e pode ser incluído em diversos drinks. Com tantas opções disponíveis, é normal não ter certeza sobre qual o melhor para adquirir.

A boa notícia é que em território nacional existe uma série de marcas de qualidade que vão encantar seu paladar, como Apogee, Silver Seagers e Ivy. Vamos mostrar tudo que você precisa saber e também separamos um ranking com os 12 melhores gins nacionais do mercado.

A princípio, o que difere os 2 tipos gins é seu local de fabricação. Os gins nacionais são todos aqueles produzidos totalmente no Brasil, podendo utilizar ingredientes e processos importados ou nacionais. Nesse sentido, a maioria das destilarias brasileiras utiliza sabores típicos do território. É comum encontrar gins brasileiros com caju, cana-de-açúcar e erva-mate, por exemplo. Estes sabores também podem trazer mais refrescância na preparação de drinks e coquetéis.

O estilo do gin é definido durante o processo de destilação. Existe uma série de opções no mercado, mas os tipos mais comuns são os gins secos e doces, com destaque para o estilo inglês London Dry, feito sem nenhuma adição de açúcar. Confira as principais opções disponíveis.

London Dry: é um gin seco, estilo mais conhecido ao redor do mundo, marcado pela forte presença do zimbro. Ideal para drinks como Dry Martini e Gin Tônica.
Old Tom: difícil de ser encontrado em mercados nacionais, porém famoso pelo seu sabor adocicado, graças à adição de açúcar durante o processo de fabricação.
Navy Strength: esse gin se caracteriza pela forte presença alcoólica, seu teor costuma superar os 55%. É raro no Brasil, pois as bebidas em território nacional costumam se limitar a 54% de álcool.
Brazilian Dry: esse gin se popularizou no Brasil a partir de 2016, com o aumento de bebidas artesanais. É um destilado contemporâneo, seco e utiliza em sua fabricação ingredientes autenticamente brasileiros.

O que define o tipo de um gin são as especiarias botânicas utilizadas durante sua fabricação. Existem basicamente cinco tipos disponíveis para venda, e alguns fabricantes utilizam ingredientes secretos. Você pode escolher de acordo com seu gosto e estilo.

Gin clássico: essa versão pode ser utilizada em quase todos os drinks. Caracteriza-se por ser um gin seco, com bastante zimbro e ingredientes como coentro e cardomomo.
Gin cítrico: este tipo é caracterizado pela presença de botânicos cítricos em sua fabricação, como laranja, limão, limão-siciliano e tangerina.
Gin herbal: como o nome sugere, gins herbais são marcados pela grande presença de ervas aromáticas, que costumam ser hortelã, manjericão, tomilho e alecrim.
Gin floral: por mais que não sejam tão comuns, existem gins que utilizam flores durante sua produção. Estes ingredientes geralmente são rosas, flor de uva, jasmim e hibisco.
Gin especiado: se você está buscando uma bebida de sabor autêntico, o gin especiado tem como foco a utilização de especiarias. Sua destilação geralmente inclui noz-moscada, angélica, canela, e outros temperos.

Vale ressaltar que os gins não precisam seguir uma receita padrão, por isso podem misturar ingredientes como ervas, flores, temperos e frutas cítricas. Para gins nacionais, é interessante optar por uma bebida que inclua sabores brasileiros, como castanhas, cana-de-açúcar e até cachaça.

A grande diferença entre o gin artesanal e o gin industrial está em seu processo de produção. De forma geral, o industrial é produzido em grandes escalas. Já o artesanal é “feito à mão”, por isso costuma ter mais sabor e ser mais valorizado por sua qualidade, para alguns apreciadores.

Além disso, quando a bebida é feita de forma artesanal, ela costuma ser mais personalizada e ter nuances difíceis de serem encontradas em larga escala. Ao mesmo tempo, as produções industriais costumam ser mais acessíveis e de sabor neutro, o que pode ser positivo para preparo de drinks.

Depois de todas essas informações, ficou bem mais fácil saber o que analisar para escolher um bom gin nacional, não é mesmo? Nosso território possui ótimas opções dessa bebida especial, e para ajudá-lo ainda mais separamos abaixo um top 10 com os melhores gins nacionais do mercado.

ROCK’S – Gin Rock’s.

Gin Brasileiro Queridinho para Drinks

É possível dizer que o Gin Rock’s é um dos queridinhos do mercado nacional. Existe até um “Rock’s Club” que reúne os amantes da bebida no Instagram de marca. Além da qualidade deste gin, a alta procura também está relacionada ao baixo teor alcoólico e preço acessível.

Ambas as características tornam o Gin Rock’s bastante indicado para iniciantes. Mas pode ser uma boa opção para consumidores experientes que buscam por um gin clássico, perfeito para ser combinado em coquetéis com frutas, ervas e até outra bebida com ou sem álcool.

APOGEE – Gin Apogee.

Único Gin Nacional com Álcool Zero Hidrocarboneto

O Apogee Gin se destaca no mercado nacional por ser o único gin produzido no Brasil que utiliza álcool zero hidrocarboneto. Isso significa que ele é produzido com uma das bases mais puras do mundo, sem deixar na bebida o odor forte do álcool ou da cachaça.

Na verdade, o aroma se caracteriza pela pimenta rosa e o anis. Além disso, esse é um dos gins de valor mais acessível no mercado, principalmente ao considerar que a garrafa possui volume de 1000 ml. Se interessou? Então, lembre-se de considerar o Gin Apogee em sua compra!

IBPIRA – Nick’s Gin.

Gin Barato Ideal Para Iniciantes

É bem provável que você já tenha visto o Nick’s Gin a venda em algum supermercado ou mesmo em lojas pequenas. Esta é uma opção bastante recomendada para iniciantes, pois é uma bebida acessível tanto em relação ao preço, quanto ao teor alcoólico.

Com produção em Pirassununga, São Paulo, seus 43% de álcool permitem que a bebida seja tomada inclusive pura. Porém, isso não significa que ela não combina com drinks. Pelo contrário, o estilo London Dry faz deste gin ideal para o preparo de bebidas como Gin Tônica e Dry Martini.

YVY – Gin Yvy Mar.

Perfeito para Diferenciar Drinks Clássicos

Um dos gins nacionais dos mais procurados no mercado, o gin Yvy mar é produzido em Minas gerais e utiliza cana-de-açúcar, amêndoa e canela em sua composição. Por isso, é bastante cítrico e aromático, podendo trazer um gosto especial para coquetéis clássicos.

Seu teor alcoólico é 46%, nível intermediário, recomendado para pessoas que estão descobrindo sabores mais fortes após já terem contato com a bebida. Apesar de conter uma série de especiarias e flores, seu sabor não é doce, e sim cítrico.

FLOWERS – Gin Flowers.

Gin Clássico com Toques de Alecrim e Alcaçuz

Amantes de gin estilo London Dry vão se surpreender com o esta bebida que, além de ser do tipo clássico, também possui pronunciados toques florais. O gin Flowers apresenta aroma e sabor marcantes, graças a ingredientes como alcaçuz e alecrim.

Outra vantagem é que essa opção da bebida possui preço bastante acessível, ideal para quem quer gastar menos. É uma excelente opção caso você já tenha costume com degustação de gins e queira provar um destilado mais forte, já que ele possui 45% de teor alcoólico.

ARAPURU – Gin Arapuru.

Gin Artesanal do Interior de São Paulo

O gin é uma bebida destilada que também pode ser feita de maneira artesanal. Nesse caso, o gin arapuru é uma das opções nacionais que saem na frente da corrida. Esse gin especiado possui sabor suculento do caju, com pimenta rosa, louro, hibisco e até aroeira.

A promessa dos criadores é que o gin reúna em uma só garrafa ingredientes das cinco regiões do Brasil, bem legal, não é mesmo? O teor alcoólico dessa bebida é de 44% e a garrafa inclui 750 ml. Além disso, o rótulo possui um design bastante alegre e com elementos nacionais.

NIB – Gin Nib Pera.

Inovação e Acidez: Gin com Alcaçuz e Pera

Ainda sobre bebidas artesanais, o gin Nib de Pera é feito em pequenos lotes e possui uma proposta bastante única. Nesta bebida de tipo cítrico, o zimbro perde um pouco de espaço para que ingredientes como pera, alcaçuz, cumaru e até pepino sejam protagonistas no sabor.

O resultado final é único e pode ser desfrutado em uma garrafa de 1000 ml. Com 44% de teor alcoólico, é uma ótima pedida para amantes da bebida que acreditam em inovação e tem curiosidade por novos sabores. Pelos ingredientes, vale ressaltar que este gin talvez não combine com tônica tradicional.

STOCK – Gin Seagers Silver.

London Dry Especiado com Erva Doce e Lírio

O Gin Seagers é considerado por muitos amantes da bebida como um dos queridinhos de produção nacional. É fácil de ser encontrado em supermercados e possui um teor alcoólico moderado. Vale ressaltar que ele é feito na destilaria que produz gin há mais tempo no Brasil.

Essa tradição é sentida no gosto. Com botânicos diversificados como semente de mostarda, coentro, erva doce e lírio florentino, o gin Seagers Silver compete com os internacionais em sabor. Seu estilo London Dry faz com que seja seco, ótimo para ser utilizado em drinks.

AT FIVE – Gin At Five.

London Dry com Lembrança de Frutas Secas

Este gin é relativamente recente, foi lançado em 2019, e inova ao trazer para a bebida a lembrança de frutas secas no paladar. Para isso, a receita utiliza coentro, castanha-do-pará, cardamomo, pimenta, romã e até tomilho. Mistura bastante interessante, não é mesmo?

Ainda assim, ele pode ser amplamente utilizado em drinks clássicos e contemporâneos, por seu estilo seco, London Dry. A garrafa também chama atenção pela textura e estilo. São 750 ml, com teor alcoólico forte, de 48%. É recomendado para pessoas que já estão acostumadas com bebidas.

BEG – Gin Beg Brazilian Boutique Dry.

Gin Seco Tipicamente Brasileiro

Gins estilo Brazilian Dry são sempre boas opções de bebidas para drinks e coquetéis tropicais, ou mesmo apreciação. Com bastante zimbro capim santo e sabugueiro-do-Brasil, o gin Beg Brasilian Dry possui de 44% de teor alcoólico.

Isso resulta em um sabor diferenciado e marcante. Aliado aos ingredientes botânicos, o produto conta com sabores cítricos e florais, adquiridos após 6 horas de destilação. Esta opção é indicada para aqueles que já estão acostumados a apreciar a bebida.

VIRGA – Gin Virga Seco.

Gin com Cachaça, o Melhor Contemporâneo

Em Pirassununga, é produzido o gin Virga, outro produto artesanal que possui a palavra Brasil no centro. Isso fica claro ao analisar os ingredientes utilizados na fabricação. Além de sabores e aromas como o pacová (planta brasileira que lembra cardamomo) e o coentro, ele surpreende ao incluir cachaça!

Já pensou? Gin feito com algumas doses de cachaça parece o melhor dos dois mundos para os amantes de bebidas e sabores brasileiros. Como reconhecimento, o Virga, em 2019, recebeu o prêmio de melhor gin do Brasil na categoria contemporâneo, no World Gin Awards.

AMÁZZONI – Gin Amázzoni.

O Melhor Gin Nacional do Mercado

O Gin Amázzoni, produzido na antiga fazenda de café do Vale do Paraíba, tem sabor típico brasileiro, além de ser uma bebida clássica e especiada. Em sua composição, são encontrados ingredientes inéditos como louro, mexerica, aroeira, cacau, castanha-do-pará e maxixe.

O reconhecimento da bebida não se limita ao Brasil. Em 2018, a destilaria Amázzoni, responsável pela fabricação do gin, foi premiada com o título de Melhor Produtor Artesanal do Mundo no World Gin Awards. Além disso, seu teor alcoólico de 42% faz com que a bebida tenha bastante versatilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *