Trabalhar em casa é uma das principais tendências do mercado de trabalho. Fugir do caos urbano e melhorar a qualidade de vida, tem sido o objetivo de muita gente que sonha em trabalhar em casa. E com a economia incerta, aluguéis em alta, pode ser um passo a seu favor.
Mas que para a empreitada funcione é necessário delimitar seu espaço físico entre a casa e o trabalho e tomar cuidado para que não haja interferência da família durante o expediente. A boa notícia é que um escritório bem projetado e decorado não precisa ser isolado.
Independentemente do objetivo é necessário alguns cuidados:
Primeiro passo:
Comece definindo que tipo de atividades serão trabalhadas, e também qual o horário que isso se dará. Esse é o passo mais importante, o planejamento. Com essas informações você consegue definir o espaço mais adequado para o tão sonhado escritório em casa.
Segundo passo:
Com o local escolhido, é hora de pensar nos móveis. Uma mesa e uma cadeira confortável e ergonomicamente correta. Montar um escritório em casa não significa que ele deve ser básico, sem personalidade, como costumam ser os convencionais. Muito pelo contrário. Deixe-o com a sua cara. Vale incrementá-lo, com moderação, é claro.
A iluminação é um fator de extrema importância. É que, se for indireta, por exemplo, causa sombreamento e força a visão. Aposte na direta.
Um local bagunçado só atrapalha o andamento do trabalho. Portanto, nada melhor que gavetas, nichos e prateleiras, móveis embutidos ou articulados, tornando um ambiente organizado e confortável se não for prático também. Objetos e papéis usados constantemente devem estar sempre à mão.
Equipamentos: Tentar fugir da tecnologia é insensatez. Uma das preocupações necessárias é analisar todos os equipamentos que o seu negócio vá precisar. De início, um bom computador. Um outro ponto é uma boa impressora. Para quem deseja montar um escritório é uma peça fundamental. Equipamentos que compactem a maior parte das funções num só é a melhor pedida para não ocupar tanto espaço no seu home office. O que mais quebra o ritmo de quem trabalha em casa é a falta de suprimentos de escritório ou informática. Vá as compras
Pense bem, além desse espaço ser prático e funcional, será onde você passará a maior parte do dia. Ele deve ser visualmente agradável também.