Complexo Tatuapé realiza a 2.ª edição do Encontro de Carros Antigos
No próximo domingo (2) estacionamento do Shopping Metrô Tatuapé recebe evento destinado aos fascinados por automóveis de época
O Complexo Tatuapé promove, pela segunda vez, encontro destinado aos apaixonados por carros antigos. O estacionamento do Shopping Metrô Tatuapé no piso G4 – ao ar livre – será o cenário que vai receber os diversos colecionadores e suas máquinas.
Promovido em parceria com o Fusca Clube do Brasil, a entrada é gratuita – com a opção de levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes da região.
“A segunda edição ocorre depois do grande sucesso alcançado no ano passado. Ficamos contentes em desenvolver esse tipo de ação ao trazer vários carros que darão alegria aos fãs saudosistas dessas preciosidades”, comenta Flávia Tegão, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.
Quem passar pelo shopping poderá conferir de perto a inesquecível Variant ano 1975. Vale também fazer um pit stop do outro lado da passarela, no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, que faz parte do Complexo Tatuapé, e conferir o Fusca Sedan 1600 S (ano 1975), conhecido também como Bizorrão. Além do design, da conservação e da alta qualidade desses dois clássicos, os aficionados poderão conhecer de perto um pouco mais de sua história.
Apesar de ter saído de linha de produção em 1996, o Fusca é o quinto carro mais licenciado no Estado de São Paulo. A Variant participa deste evento, porque tem a mesma mecânica do Fusca, com motor também refrigerado a ar e com o mesmo tipo de suspensão, e pode ser considerada “prima” do Fusquinha. “Essa Variant foi doada ao Fusca Clube do Brasil pela família de um associado que faleceu. Em vida, ele já havia doado uma Kombi 1972, que utilizava para transporte escolar”, explica Ervin Moretti, presidente do clube.
Curiosidades das relíquias
O Fusca modelo Sedan 1600 S foi produzido em 1975 com um visual esportivo e motor de 1600 CC ( 1.6 litro ), mais potente que os motores até então utilizados nos Fuscas (1.3 e 1.5 litro). Com um painel contendo mais instrumentos do que os outros Fuscas, destacava-se por usar as rodas e os pneus da Brasília (mais largos) e também pelo coletor de ar extra, na tampa do motor, para proporcionar maior refrigeração.
No ano seguinte, a VW lançou o Fusca Sedan 1600, sem a esportividade do modelo de 1975, que nunca mais foi produzido. Por ter poucas unidades produzidas e pelo charme esportivo, é um veículo muito cobiçado pelos fãs da marca e pelos colecionadores.
Por causa do motor mais forte, e como o Fusca é chamado de Beetle (Besouro) nos Estados Unidos, no Brasil ele ganhou o apelido carinhoso de “Bizorrão”.
Serviço: 2.ª Edição do Encontro de Carros Antigos
Data: 2 de julho (domingo)
Horário: 9h às 12h
Local: Shopping Metrô Tatuapé, Estacionamento – Piso G4
Endereço: Av. Radial Leste, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô)
Tel.: (11) 2090-7400
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (opcional)
Classificação: Livre