Sem categoria

Porque o Tatuapé sofre tanto no período de chuvas?

É sempre assim, choveu forte e algumas regiões do Tatuapé sofrem com ruas, calçadas e até casas cheias de água. Não que o problema seja uma novidade, mas porque ele acontece?

Nós pontuamos alguns motivos, que achamos que sejam as causas (não todos), para que isso aconteça:
Obs: O texto não tem base técnica e não é baseado em nenhum laudo é apenas a nossa visão como antigos moradores do Bairro.

O Primeiro ponto é a localização de algumas ruas. Um exemplo disso é a Rua Monte Serrat. Ela está localizada na parte mais baixa, entre as ruas Apucarana e Francisco Marengo, sendo assim, toda a água praticamente desce das duas ruas e se junta na Monte Serrat. Esse é um dos motivos que a rua sofre a décadas com as grandes chuvas.

Mas e as ruas que não sofrem devido a sua localização?

O Segundo ponto é estrutural. O Bairro cresceu e cresceu muito rápido, mas sua estrutura de captação de águas, não! Com a verticalização, o solo perdeu poder de absorção das águas e com uma estrutura basicamente dos anos 50/60 na maioria das ruas, não há como que toda essa água flua, sem causar o transbordamento.

O terceiro ponto é o Poder Público Esse é um dos principais. Não é de hoje que a zeladoria do bairro e da cidade é precária, a limpeza e manutenção dos bueiros, assim como das ruas é péssima. É comum ver as ruas sujas e muitas vezes cheias de lixo mas ai também entra o quarto ponto…

O quarto ponto é sobre o Lixo nas ruas . Quando a gente fala em lixo, já lembramos dos sacos pretos colocados nas ruas, mas esse não é o grande problema, e sim os pequenos lixos, aquele papel que você joga na rua, a garrafinha pet ou até mesmo a bituca de cigarro. Quando descartados unicamente parecem inofensivos, sem importância, mas pense…Se você joga uma bituca na rua ou papelzinho e mais 10 mil fazem o mesmo todos os dias, você tem no final do mês em torno de 300 mil bitucas e papéis.

Grande parte disso é levado para os bueiros e bocas de lobo pelas chuvas e em poucos meses estão entupidos ou com sua capacidade extremamente reduzida e assim, o resultado não poderia ser outro…Ruas cheias e todos os moradores prejudicados.

Então, além de cobrar as autoridades para realizarem as mudanças estruturais necessárias, você também deve fazer sua parte. Não jogue papéis, latas, garrafas pet ou mesmo bitucas de cigarro nas ruas. Não custa muito, na maioria das ruas existe lixeiras e mesmo que eles não existam, guarde e deixe para jogar esse lixo na sua casa ou na sua empresa. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos um todo melhor.

Confira alguns vídeos atualizados das consequência das chuvas no dia 20.02.2019 no Tatuapé.

Rua Monte Serrat com a Serra de Botucatu.

Rua Itapura

Rua Arnaldo Cintra

Rua Monte Serrat

Loucos e apaixonados pelo Tatuapé. O que queremos é mostrar quantas coisas incríveis existem no bairro porque são muitas. A Arquitetura, a História, os Parques, a Gastronomia o que acontece no Tatuapé e muito mais. VivaTatuapé - O Portal do Bairro mais Charmoso de São Paulo.

Ver comentários

  • Aqui na Tuiuti x Emílio Mallet acontece isso. Água da Tuiuti, Cantagalo, Coelho Lisboa e Euclides Pacheco vem tudo pra cá. Anos atrás, a prefeitura instalou 11 novas bocas de lobo (bueiros) neste trecho, ajudou, não resolveu pois toda água vai para mesma galeria subterrânea, q é o gargalo.

Últimos Posts

  • Serviços no Tatuapé

A Imobiliária Yamakawa, Especialista em Imóveis à venda e locação na Zona Leste chegou no Tatuapé.

Atuando desde 1974, a Imobiliária Yamakawa referência em imóveis na região da Zona Leste de São Paulo, acaba de inaugurar…

14 horas ago
  • Acontece no Tatuapé

Promoção Dia das Mães no Shopping Anália Franco

Em 2024, completamos 25 anos e nossa Promoção de Dia das Mães não poderia ficar de fora das comemorações! Para…

4 dias ago
  • Onde Comprar no Tatuapé

Promoção Especial de Dia das Mães no Complexo Tatuapé

Para celebrar a chegada de uma das datas mais importantes, o Dia das Mães, preparamos mais uma super campanha promocional…

4 dias ago
  • Teatro

Rodrigo Capella com o Show Não Recomendado no Hillarius Comedy Bar

Rodrigo Capella abusa do bom humor e do sarcasmo falando sobre a difícil tarefa de ser pai, a difícil tarefa…

4 dias ago
  • Teatro

Nil Agra com o Show Piadas em Construção no Hillarius Comedy Bar

Nascido em Brasília, Nil começou sua carreira em Pernambuco, cidade onde o comediante foi criado. Se apresentou nas principais casas…

4 dias ago
  • Teatro

Nany People em “Sob Medida – Nany canta Fafá” no Teatro Fernando Torres

A consagrada artista Nany People estreia do seu novo show, intitulado “Sob Medida - Nany canta Fafá", em que presta…

5 dias ago

This website uses cookies.