Imagine que você estacione seu carro na rua para ir, por exemplo ao banco, uma loja, fazer uma visita ou mesmo ir correr no parque, é uma sensação de alívio quando você volta e vê seu carro ainda lá estacionado. Porém uma nova modalidade de assaltos a carros está assustando os moradores do Tatuapé. (ver matéria sobre alguns casos que ocorreram no Tatuapé.)
Imagine novamente uma dessas mesmas cenas só que quando você volta, seu carro ainda está lá mas… SEM AS RODAS! Isso mesmo, SEM AS RODAS!. Com a grande quantidade de carros importados e de auto luxo, Ladrões especializados nesse tipo de roubo estão atuando cada vez mais no bairro.
Algumas dessas rodas podem chegar a mais de 5mil reais o que tornou esse tipo de roubo rentável demais!
Proteja as rodas de seu carro
O primeiro conselho é: Pare seu carro no estacionamento! Caso não tenha um estacionamento ou você não queira parar em um, para evitar o susto de um dia encontrar seu carro sem as belas e caras rodas de liga leve, existe uma solução no mercado, o kit de parafusos anti-furto. Alguns carros novos já vem com esse sistema de fábrica, como o Citroën Aircross, por exemplo mas quem não tem vale a pena investir para evitar um prejuízo maior.
Basta um único kit
Geralmente esse kit é composto por quatro parafusos especiais e uma chave segredo adaptadora. Seu objetivo é proteger exclusivamente o parafuso de fixação da roda para impedir o furto com a utilização de pé-de-cabra, chave de fenda ou alavanca.
Normalmente se coloca 1 parafuso especial por roda. Se a pessoa comprar até 4 kits, poderá então colocar em cada pneu até quatro segredos, ou seja, uma super proteção contra furtos de rodas. Entretanto, imagine trocar um pneu com 4 chaves segredos diferentes? E se você misturar os parafusos? Vai ser a maior dor de cabeça…
Por isso um único kit já é apropriado, ou seja, um único parafuso por roda e uma única chave segredo para os quatro parafusos.
O preço da proteção
O preço desse kit varia, pois depende da marca, se é original ou não de fábrica. Um kit original da Fiat por exemplo, custa cerca de 320 reais, mas um kit não original pode custar até 100 reais.
O custo da proteção vale muito a pena porque um conjunto de rodas esportivas sai muito mais caro que o gasto com um kit antifurto, mesmo sendo ele original de fábrica. Por isso fica aqui a dica e não dê moleza para os ladrões!
Está sem grana para comprar o Kit?
Então a única maneira de se prevenir desse tipo de assalto é dificultando as coisas para um assaltante. Se for parar na rua, encoste o máximo as rodas do carro na calçada ( geralmente, os roubos quando realizados na rua são sempre do lado da calçada) Não vai resolver muito mas, tudo que crie dificuldade para um ladrão, ajuda!
Aproveitando a Tecnologia!
Outra boa solução é aproveitar os benefícios da tecnologia. Caso você for para uma balada ou um local que seu carro tenha que ficar na rua, se possível use o UBER ou os apps de Taxi, são baratos e com certeza você não vai correr nenhum risco.
7 Comentários
Favor citar os endereços das fotos, informação útil !!!
Estacionamento do Ceret, Ana.
Roubar a roda proporciona um lucro enorme com risco praticamente nulo. O ladrão ganha 500 reais em uma hora de trabalho (3 minutos para tirar a roda do carro e o percurso para levar a roda até o comprador). Risco somente se for pego em flagrante o que é praticamente impossível. A vitima sabe que não compensa fazer BO. Se fizer a polícia não tomará qualquer providência. Se houvesse a mínima competência e interesse a polícia acabaria com isso. Só há roubo, porque existem lojas que compram a roda roubada. Basta a polícia prender uns 10 proprietários de lojas que fazem isso. Assim a notícia se espalha e os demais deixarão de fazer e reduzindo a facilidade o ladrão parte para outra atividade. Para prender a polícia civil precisa apenas fazer aquilo que é paga para fazer. Se o ladrão que é burro consegue facilmente descobrir quem vende a roda roubada, um policial com todo seu preparo só precisa se passar por ladrão e rapidamente chegará ao mesmo comprador.
No meu caso roubaram o estepe. Conseguiram abrir o porta malas sem que o alarme disparasse. Levaram o estepe que nunca havia sido usado e o macaco. Já tentaram levar as rodas, porém faço uso do parafuso antifurto, que funciona perfeitamente .
O problema é que na matéria está falando que uma das alternativas é parar em estacionamento, no entanto, esse carro estava estacionado dentro do estacionamento do Ceret! Muitos outros casos no tatuape acontecem dentro do estacionamento do Shopping Anália Franco, ou seja, nem nesses lugares estamos livres desse tipo de situação.
Verdade André mas como a gente disse, são maneiras de evitar o problema. Pode ver que a grande maioria dos casos nas fotos são nas ruas do Tatuapé. É como parar com a roda bem encostada na calçada, não resolve mas tudo que puder complicar é melhor. A melhor maneira(por enquanto) são esses Kits anti-furto
Vale acrescentar (considerando a i informação de roubo dentro do estacionamento do shopping), que o shopping é obrigado a ressarcir o dono em caso de avaria ou roubo no carro. Certa vez amassaram meu carro no shopping Anália Franco e eles pagaram o conserto.