NOVIDADESiga o VivaTatuapé também no TikTok.Confira!

CuriosidadesFotos e Vídeos

O Parque do Piqueri – A história de um dos parques mais bonitos de São Paulo

2 Mins read

O Tatuapé é um bairro privilegiado ao ponto de ter 3 parques para quem mora na região, o Ceret, O Municipal do Tatuapé (mais conhecido como Sampaio Moreira, que está fechado devido a problemas com as obras do CEU) e o Piqueri. Hoje vamos falar do Piqueri.

O Parque do Piqueri, diferente do Ceret, não foi “Construido”, difícil acreditar nos padrões de hoje mas, o Piqueri na verdade era uma “Chácara, um tipo de casa de campo” da Família Matarazzo.

E quem anda pelo Piqueri, percebe facilmente isso. O Piqueri é mais verde, é bem mais rico em vegetação. É rodeado por um variedade incrível de árvores e plantas, o chão não é de asfalto mas te terra batida. A velha casa (hoje da administração do Parque), quanto os caminhos foram preservados. Se você fechar os olhos é capaz de imaginar as pessoas antigamente, andando pelos corredores cercados com aquela vegetação ainda mais densa.

Nos finais de semana o parque lota com pessoas fazendo sua caminhada, se exercitando, crianças se divertindo nos brinquedos e famílias fazendo piquenique. O Piqueri ainda conta com uma Casa de Leitura para quem gosta de dar uma relaxada em contato com a natureza. Outro diferencial do Piqueri é que é permitido entrar com cachorros.

Se você não conhece, precisa conhecer porque é uma das boas opções que o bairro oferece.

Conheça um pouco da história do Parque do Piqueri
A antiga chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Ela situava-se junto à foz do ribeirão do Tatuapé, que deu nome ao bairro e constituía-se de uma casa sede, pomar, granja, criação de diversos animais, entre eles búfalos, lhamas e veados, além de uma fábrica de queijos e uma área destinada às Indústrias Matarazzo.

Particular atenção foi dispensada à vegetação, foram plantadas mais de 50 espécies de árvores – nativas e exóticas – procurando-se observar aquelas que melhor se aclimatavam em São Paulo. Em 1954 uma parte da chácara foi vendida e, em 1971 o restante foi declarado de utilidade pública, pela municipalidade, em reação aos atos de depredação da vegetação que ocorriam no local.

Em 1976, a área foi definitivamente incorporada ao patrimônio municipal. A inauguração do parque ocorreu em 16/04/1978. Criado em 16 de abril de 1978, o Parque do Piqueri fica num local denominado Chácara do Piqueri, implantado pelo conde Francisco Matarazzo, em 1927. Seu uso foi regulamentado pela Portaria nº 16/DEPAVE/78.

Parque do Piqueri
Endereço Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé – Zona Leste
Fone/Fax: (0xx11) 6197-2213
Devido aos protocolos de Covid-19, o Parque do Piqueri está funcionando em horário reduzido.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: das 6h às 18h
Sábado e Domingo: Fechado

Você também pode gostar
Teatro

Stand up Thiago Ventura em MODO EFETIVO no Teatro Fernando Torres

Em seu quarto show solo Ventura se aproxima mais uma vez da realidade do público falando sobre os primeiros relacionamentos amorosos, sexualidade e as relações…
Dicas no TatuapéOnde comer no Tatuapé

10 dicas de onde comer uma pizza show no Tatuapé.

A Pizza é basicamente uma unanimidade na preferência gastronômica das pessoas, principalmente para quem mora em São Paulo e o Tatuapé conta com várias opções…
Comer no TatuapéDicas no Tatuapé

Dicas de onde comer um Hambúrguer Show no Tatuapé

Quer comer um Hamburguer diferenciado, gostoso, e com gostinho de quero mais? O Tatuapé conta com dezenas de opções então, separamos algumas dicas de onde…

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *