CuriosidadesFotos e Vídeos

A História do Cine São Jorge (CIC Calçados)

1 Mins read

O antigo Cine São Jorge, localizado no número 5332 da Avenida Celso Garcia, no bairro do Tatuapé, é um grande exemplo de que é possível combinar o antigo com o novo sem perder a identidade local.

Fundado em 1945 pela Empresa Cinematográfica São Jorge S/A (que também foi dona do extinto cinema Penharama) era um dos grandes cinemas paulistanos, com capacidade de 2113 lugares. A construção é até hoje uma das mais belas obras arquitetônicas antigas da zona leste de São Paulo, contrastando com a atual situação desta avenida. No final dos anos 70 o cinema encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja de calçados, a CIC que permanece até hoje no local.

Com a instituição da lei cidade limpa pela prefeitura de São Paulo a CIC Calçados, que ocupa as dependências do antigo cinema, foi uma das primeiras empresas da cidade a se adequar à nova lei, removendo sua antiga publicidade.

Mesmo com a lei permitindo um letreiro em menor tamanho, a CIC decidiu por restaurar a fachada completamente dando destaque ao prédio que foi o antigo Cine São Jorge. Quem passa na rua só percebe que não é o antigo cinema ao notar as vitrines do local.

Dados do Cine São Jorge:
Avenida Celso Garcia, 5332
Inauguração: 1945*
Proprietário: Empresa Cinematográfica São Jorge
Capacidade: 2113 pessoas
Encerramento das atividades: Final da década de 70
* algumas fontes afirmam que a inauguração foi em 1946
Fonte: http://www.saopauloantiga.com.br/

Você também pode gostar
Acontece no TatuapéDestaque

Começou o Comida Di Buteco 2024 e o Tatuapé tem seus representantes.

A nova edição do Concurso Comida Di Buteco acontece de 5 de abril até 5 de maio e o tema é livre. A missão é…
DestaqueFotos e Vídeos

As Carangas do Tatuapé

O Tatuapé tem um movimento imenso, principalmente de carros e assim você consegue encontrar todos os tipos de carangas rodando pelo bairro, desde as mais…
Comer no TatuapéDestaque

6 Bares / Restaurantes com culinária diferenciada que você precisa conhecer no Tatuapé

Se você gosta de experimentar comidinhas de diferentes países ou estados brasileiros, não precisa viajar…o Tatuapé possui muitas opções para escolher e se deliciar. Confira…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *