Variedades

Cerveja Artesanal – 10 Rótulos Nacionais para Você Provar

5 Mins read

Há alguns anos era difícil fazer uma seleção com vários estilos de cervejas artesanais só com rótulos nacionais. A maioria do que encontrávamos nas lojas especializadas e supermercados eram cervejas importadas. Esse cenário mudou e hoje é possível encontrar uma boa variedade de cervejas artesanais brasileiras de qualidade.

Em meados de 2010, tínhamos pouco mais de cem cervejarias brasileiras registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Hoje já passamos de mil. Ou seja, não tem mais desculpa para não provar as cervejas brasileiras, que não perdem em nada no quesito qualidade.

Para ajudá-lo nessa missão, selecionei 10 cervejas de micro cervejarias nacionais, passando por estilos mais leves, como Witbier, Pilsen, Session Ipa e Red Ale, até outros mais intensos e complexos, como double IPA, Boch, American IPA e New England IPA, além de uma Sour e uma Specialty Beer.

PRAYA – Cerveja Witbier Praya.

Refrescante, é a Cerveja de Trigo Ideal para Dias Quentes de Verão.

Nada melhor do que uma cerveja refrescante para tomar em um dia quente de verão ou, como sugere o nome dessa cerveja, na praia. A Praya Witbier é inspirada nas clássicas witbiers belgas, mas nessa releitura brasileira é adicionado sementes de coentro e cascas de limão siciliano.

A Praya foi criada por surfistas cariocas que buscavam a leveza de uma pilsen com o sabor do trigo e um toque cítrico para refrescar nos dias quentes de surf do Rio de Janeiro.

IMIGRAÇÃO – Cerveja Imigração Premium.

Leve, Refrescante e Despretenciosa: Perfeita Para Ter na Geladeira de Casa.

A Imigração Premium Pilsen é inspirada nas clássicas pilsners alemãs. As cervejas desse estilo foram criadas em 1842 pelo mestre cervejeiro alemão, Josef Groll, na cidade de Pilsen, região da Boêmia (atual República Tcheca).

Essa é uma daquelas cervejas para você ter na geladeira da sua casa. Leve, refrescante e despretensiosa. Eu, por exemplo, gosto de abrir uma dessas quando estou cozinhando. Em 2017, a Imigração Premium Pilsen ganhou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau.

ROLETA RUSSA – Cerveja Roleta Russa Easy IPA.

IPA Menos Intensa, Possui Saboroso e Leve Amargor.

A Easy IPA da Roleta Russa é uma Session IPA. Mas o que isso significa? Bom, sempre que você vir a palavra “session” antecedendo um estilo significa que ela tem as características daquele tipo de cerveja, porém com menos intensidade e menor teor alcoólico.

Essa é uma das cervejas mais leves da cervejaria Roleta Russa, mas isso não significa que não tenha personalidade. Pelo contrário, os lúpulos cítricos estão bem presentes no aroma. Além disso, um saboroso e leve amargor é perceptível já nos primeiros goles.

HEILIGE – Cerveja Red Ale Heilige.

Sabor Equilibrado Entre o Dulçor do Malte e o Amargor dos Lúpulos.

O nome Heilige (leia Ráiligue) é um pouco difícil de falar, mas pode ir com fé que a cerveja é muito boa. O estilo Red Ale é originário da Irlanda. As cervejas desse estilo geralmente são leves, fáceis de beber e com o sabor equilibrado entre o dulçor do malte e o amargor proveniente dos lúpulos.

A cervejaria Heilige tem um portfólio bem completo, produzindo desde cervejas mais leves, para um público iniciante, até cervejas mais complexas, para os cervejeiros mais experientes. Em 2015 foi eleita a melhor cervejaria da América do Sul no South Beer Cup.

TUPINIQUIM – Cerveja Tupiniquim Polimango.

Intensa e Aromática, Seu Teor Alcoólico É Quase Imperceptível no Sabor.

A Polimango é uma Double IPA desenvolvida em parceria com a cervejaria sueca Omnipollo. Estive presente no lançamento dela em Porto Alegre, em 2014, e me lembro da explosão de aromas e sabores que senti ao provar pela primeira vez. É uma cerveja intensa e aromática, puxando para frutas cítricas e amarelas como manga, pêssego e maracujá.

Seu alto teor alcoólico (8%) é quase imperceptível no sabor. Isso pode ser um problema se você decidir tomar várias latas no mesmo dia. Uma curiosidade é que, com a intenção de trazer mais maciez ao paladar, ela leva farinha de polenta em sua receita.

SCHORNSTEIN – Cerveja Schornstein Bock.

Sabor Intenso e Robusto, Toque Levemente Adocicado e Baixo Amargor.

Durante muito tempo as bocks das grandes cervejarias fizeram parte das gôndolas dos supermercados, mas esse estilo foi se perdendo com o tempo, até que sumiu. Com a ascensão do mercado das cervejas artesanais, ela voltou com muito mais sabor e personalidade.

Bock sempre foi referência para cervejas fortes e mais escuras. Com a Bock da Schornstein não é diferente. No copo apresenta um avermelhado escuro, quase rubi. Na boca seu sabor é intenso e robusto, apresentando um toque levemente adocicado e baixo amargor. Uma bela representante do estilo.

THREE MONKEYS – Cerveja Three Monkeys I’m Sour Ale.

Cerveja Mais Ácida com Adição de Pitaya e Goiaba.

Vamos agora de Sour Brasileira feita com frutas. As sour são cervejas mais ácidas, podendo ser leves ou mais intensas. Pode ter adição de fruta, mas não é uma regra. Geralmente as frutas são inseridas para diminuir um pouco a acidez, trazendo equilíbrio e dando mais personalidade ao estilo.

A cerveja I’m Sour Ale, da Three Monkeys, é uma sour com adição de Pitaya e Goiaba. Ela já faturou alguns prêmios, como a medalha de ouro na Copa Internacional de Cervejas POA em 2017 e 2018. Eu, particularmente, adoro o estilo e esta cerveja.

DOGMA – Cerveja Dogma Touro Sentado Lata.

Aroma de Lúpulos Americanos, Amargor Presente e Bem Cítrica.

A Dogma Touro Sentado é uma clássica American IPA com muito aroma de lúpulos americanos. O nome da cerveja faz referência ao líder indígena responsável pela vitória do povo Sioux contra o Sétimo Regimento de Cavalaria Americana, durante batalha em 1876.

Ela é uma excelente representante do estilo, com amargor presente e bem cítrica, lembrando frutas amarelas como maracujá e abacaxi. A Dogma é uma cervejaria de São Paulo bastante reconhecida e com cervejas extremas e originais.

EVERBREW – Cerveja Everbrew Evermaine.

Bem Frutada, Amargor Arredondado, Turbidez e Alto Teor Alcoólico.

Se tem um estilo que caiu no gosto dos cervejeiros brasileiros é a New England IPA, também conhecida por NEIPA. Eu particularmente adoro. As NEIPAs são uma nova (já nem tão nova assim) versão das American IPAs. São bem frutadas, com um amargor mais arredondado e apresentam uma turbidez característica do estilo que, por vezes, lembram um copão de suco de manga.

A Evermaine da Everbrew é uma Double NEIPA, ou seja, é tudo o que eu falei ali em cima, porém com muito mais intensidade. Tem 7,4% de teor alcoólico e 60 IBU (Unidade Internacional de Amargor). Tenha cuidado ao provar, dizem que quem toma uma NEIPA pela primeira vez não consegue mais ficar sem.

BADEN BADEN – Cerveja Baden Baden Chocolate Ale.

Leva Ingredientes Que Simulam o Aroma do Chocolate Amargo, Mas Não É Doce.

Os mais desavisados geralmente se assustam com o nome dessa cerveja. Na verdade, ela não é doce e nem tem chocolate na receita. Mas sim, leva ingredientes como cacau e aroma natural de baunilha, que simulam o aroma e o sabor do chocolate amargo.

A Baden Baden é de Campos do Jordão e, desde seu início, veio com a proposta de criar cervejas distintas do que havia no mercado, sempre propondo harmonizações. No caso da Baden Baden Chocolate recomendo provar com uma sobremesa à base de chocolate, como uma mousse, ou mesmo acompanhada por um cheesecake com frutas vermelhas.

Você também pode gostar
Teatro

Espetáculo A Princesa dos Cajueiros em curta temporada no Teatro Eva Wilma

A Princesa dos Cajueiros é uma opereta escrita e apresentada por Artur Azevedo em 1880. A historia é uma sátira ao Imperador do Brasil, D….
Acontece no TatuapéOnde Curtir no Tatuapé

Mundo dos Blocos retorna ao Shopping Metrô Boulevard Tatuapé

A atração Mundo dos Blocos chega ao Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, no dia 30 de Março, com atividades divertidas para crianças de até 10 anos….
Tatuapé

RENATO ALBANI - Novo Show de Stand up no Teatro Fernando Torres

Renato Albani em seu quinto show solo, levanta os pontos de evolução e estagnação da sociedade, fazendo um comparativo entre passado, presente e futuro sobre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *