Variedades

Top 10 Melhores Vinhos Tinto em 2022 – Brasileiros e Internacionais

8 Mins read

Com muitos e muitos séculos de história, o vinho tinto é uma bebida apreciada ao redor do mundo pela sua alta complexidade de sabores e aromas. No Brasil, marcas como Miolo, Pérgola e Sutter Home estão entre as mais vendidas. Logo abaixo, você poderá descobrir todos os segredos para escolher o vinho tinto perfeito para você.

Ao pensar sobre a produção do vinho tinto, uma das imagens que vem à cabeça é o famoso pisoteamento das uvas, não é mesmo? O esmagamento é realmente uma parte do processo de produção de vinhos, embora ele seja feito com maquinário específico, o que é bem mais eficaz do que com os pés.

Após a colheita e seleção das uvas, a fruta é separada do cacho e as hastes são eliminadas. As uvas, são então esmagadas e prensadas. Durante esse processo a fermentação da bebida vai acontecendo e, no caso do vinho tinto, a casca não é removida, pois é ela que dá a cor vermelha à bebida. Quando o processo de fermentação é finalizado, a bebida passa pela clarificação, onde impurezas e partes sólidas são removidas. A bebida é então armazenada em barricas, garrafas ou tanques em inox para o amadurecimento, que pode levar desde meses até décadas. Confira nossas dicas e compre o melhor vinho!

Como Escolher o Melhor Vinho Tinto
Os vinhos tinto são bebidas complexas que possuem várias peculiaridades. Conhecer mais sobre elas irá te ajudar a escolher o vinho certo para você.

O açúcar é um ingrediente presente na composição do vinho tinto, porém ele pode ser adicionado à bebida ou ainda ser residual. Os vinhos tintos podem ser definidos de acordo com a quantidade de açúcar presente na bebida.

O vinho tinto suave é geralmente a primeira escolha das pessoas que estão começando a beber vinho e aprendendo sobre os seus diferentes sabores. Esse tipo de bebida possui uma concentração de açúcar maior, geralmente acima de 20 gramas do ingrediente por litro da bebida. Além disso, esse vinho tinto é a melhor escolha para pessoas que preferem tomar uma bebida mais doce. Normalmente, as bebidas dentro dessa classificação são menos encorpadas e possuem baixa acidez. Por isso, se você está começando e não sabe o que escolher, opte pelo vinho tinto suave.

Ao contrário do vinho suave, o vinho tinto seco possui uma concentração de açúcar bem mais baixa, normalmente abaixo de 5 gramas de açúcar por litro. Esse tipo de vinho é feito utilizando frutas mais nobres e de maior qualidade, já que o açúcar presente na bebida é proveniente exclusivamente da uva. O vinho seco é a escolha das pessoas que já estão acostumadas em beber vinho e preferem apreciar o sabor da bebida sem a “distração” do açúcar. Para completar, o vinho tinto seco possui uma acidez mais alta e, também, é mais seco, o que proporciona a pertinência do sabor na boca após a degustação.

Se você está planejando uma festa, o vinho tinto de corpo leve é uma excelente opção. Por ser uma bebida mais jovem e fresca, seu consumo é mais fácil tanto para quem está acostumado com vinhos, quanto para quem está começando. O seu sabor é delicado e menos ácido, e ele costuma ser um vinho tinto com um teor alcoólico mais baixo. Ele é bem democrático e combina muito bem tanto com pratos mais elaborados, como com saladas e aperitivos.

Se a sua intenção é fazer um jantar elaborado, com opções de pratos que combinem com o seu vinho tinto, a bebida de corpo médio é a escolha certa! O vinho tinto de corpo médio possui uma complexidade maior em seu sabor e aroma, por isso ele vai muito bem quando consumido com comidas. Por ser uma bebida mais versátil, ele também é uma excelente escolha para reuniões sociais. Porém, por ser uma bebida com uma complexidade maior, é importante atentar-se à temperatura ideal na hora de servir e, também, na quantidade de consumo, já que o teor alcoólico é mais alto.

O vinho tinto encorpado, por sua vez, é uma bebida mais densa e de coloração bem forte. Essas bebidas possuem uma secura e acidez mais alta, podendo ser desconfortáveis para quem está começando a se aventurar no mundo dos vinhos e ainda não tem familiaridade com os sabores. Por ser uma bebida mais “pesada”, o teor de álcool é bem mais elevado, por isso, não costuma ser a bebida escolhida para grandes consumos. O vinho tinto encorpado oferece uma experiência completa, tanto no paladar quanto no olfato e é uma ótima escolha para acompanhar carnes vermelhas e queijos.

As principais uvas usadas na fabricação de vinhos tintos são: Cabernet Sauvignon: Democrática e Popular; Merlot: Vinhos Mais Escuros e Mais Doces e Syrah: Uma das Uvas Mais Antigas do Mundo. Além destas ainda podemos encontrar a Uva Pinotage que é o símbolo da África do Sul e produz vinhos exóticos e encorpados, a Uva Tempranillo de origem espanhola produz bebidas complexas e elegantes, a Uva Bonarda de origem francesa e tornou-se popular na argentina, seus vinhos são ácidos e frutados, a Cabernet Franc é uma uva tradicional na França e seus vinhos são densos, a Uva Tannat que veio da França e produz vinhos extremamente aromáticos e muito mais.

Para te ajudar a fazer a escolha certa, confira os 10 melhores vinhos tinto internacionais e nacionais no mercado!

CALVET – Vinho Tinto Calvet Grande Réserve.

Uma Bebida Intensa, Complexa e Estruturada

Localizada na famosa região produtora de vinhos franceses de altíssima qualidade, Bordeaux, a vinícola Calvet foi fundada em 1889 e possui bebidas amplamentes conhecidas no mercado. Além disso, a marca está presente em mais de 110 países.

O vinto tinto Calvet Grande Réserve é uma bebida de cor forte, com aroma intenso e complexo, que mistura frutas vermelhas e especiarias. Seu sabor é estruturado e tem toques de cereja e baunilha. Um vinho tinto bom para acompanhar carnes vermelhas e queijos.

GRATAVINUM – Vinho Tinto 2πr Priorat.

Ótimo Vinho para Degustação

Relativamente nova, a produtora de vinhos Gratavinum nasceu em 2003 e vem ganhando espaço com bebidas de ótima qualidade e frutas cultivadas de forma orgânica. Além disso, as uvas crescem em um terreno rochoso que dão características minerais únicas à fruta.

O vinho 2πr combina 5 variedades de uvas, resultando em uma bebida de cor bem escura. O primeiro contato na boca é suave, logo após a bebida mostra os seus traços tânicos, ácidos e frutados, deixa um sabor fresco na boca após o consumo. O aroma é intenso, com notas amadeiradas e de frutas vermelhas.

CASA VALDUGA – Vinto Tinto Seco Origem.

Vinho Elegante e Intenso

Com teor alcoólico de 13,5%, o vinho tinto seco da Casa Valdulga é perfeito para quem gosta de bebidas intensas. Elaborado com uma seleção de uvas Cabernet Sauvignon tem um sabor frutado equilibrado com as nuances dos taninos e acidez.

Esse vinho Valduga da safra de 2018 tem uma coloração vermelha encantadora. Ao servir uma taça dessa bebida, você ainda desfruta de um forte aroma frutado com notas de especiarias, o que torna a degustação ainda mais especial. Acesse os links e saiba mais!

SANTA HELENA – Vinho Tinto Malbec Reservado.

Aroma Frutado com Taninos Suaves

Desenvolvido nas melhores vinícolas do Chile, o vinho Santa Helena reúne uma seleção especial das uvas Malbec. Tem um excelente aroma frutado com notas suaves de baunilha. É uma boa opção de vinho tinto para acompanhar carnes vermelhas e queijos.

Ao desgustar esse vinho tinto chileno você percebe um sabor suave de taninos com um final redondo no paladar. Tem um corpo médio, fácil de beber. É um vinho tinto chileno da safra de 2018 com bom preço e a qualidade da vinícola Santa Helena.

CONCHA Y TORO – Vinho Tinto Sweet Red Reservado.

Vinho Chileno Bom e Barato

Este é um belo exemplar de vinho Concha y Toro reservado que você precisa experimentar. Elaborado com uvas viníferas é uma bebida refrescante, fácil de beber e versátil porque harmoniza com massas, carnes vermelhas e brancas. Uma boa sugestão é degustar esse vinho tinto bem gelado.

Tem um aroma adocicado com notas de frutas bem acentuadas. O teor alcoólico do vinho é de 9,5% por isso tem um sabor bem suave, ideal para quem deseja degustar uma bebida leve. Também é uma ótima opção de vinho chileno bom e barato, sendo o melhor vinho tinto em relação ao custo-benefício.

VILLA ANTINORI – Vinho Tinto Villa Antinori.

Vinho Tinto de Excelência

Os vinhos italianos são um dos melhores do mundo e famosos pelas suas bebidas encorpadas. O país conta com importantes vinícolas tradicionais e uma delas é a Villa Antorini. A produtora está presente há várias gerações no mercado e é referência por seus vinhos tintos bons e saborosos.

Esse vinho foi produzido na região da Toscana com as uvas Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Syrah. Essa combinação resulta em um aroma e sabor com toque de frutas do bosque, simplesmente irresistível. É um dos melhores vinhos tintos para saborear no jantar com os amigos.

Top 4 Melhores Vinhos Tinto Brasileiros
Embora o Brasil seja novo na produção de vinhos tintos, o país vem ganhando cada vez mais destaque com suas bebidas. Os vinhos brasileiros são de ótima qualidade!

AURORA – Vinho Tinto Reserva Tannat.

Vinho Tinto Premiado

Este vinho tinto Aurora conquistou 3 premiações e é um dos melhores vinhos brasileiro. Elaborado com uvas Tannat tem corpo médio e sabor intenso na boca. Seu aroma é composto por uma mistura de frutas vermelhas com notas de carvalho, especiarias e grãos de café.

O vinho Aurora harmoniza bem com carne vermelha e queijos. Para degustar cada nota da bebida, o recomendado é decantá-lo por cerca de 30 minutos, antes de servir. Aproveite o bom custo-benefício desse vinho tinto brasileiro.

CAMPESTRE – Vinho Tinto Pérgola Seleção Suave.

Vinho Suave Bom para Quem Está Começando

Uma das grandes características dos vinhos suaves é o fato dele ser mais doce, por isso é, muitas vezes, a melhor escolha de quem está começando a se aventurar nesse mundo. A vinícola Campestre está localizada no Rio Grande do Sul e vem produzindo vinhos há mais de 50 anos.

O vinho tinto suave Pérgola é uma bebida leve, feita a partir de um mix de uvas. Seu sabor mais doce acompanha muito bem pratos como massas, frangos, peixes e sobremesas cítricas. O seu aroma é fresco e possui notas de frutas vermelhas. Além disso, é possível encontrar em embalagens de 350 ml até 2 L.

TORCELLO – Vinho Tinto Tannat.

Para Quem Gosta de uma Bebida Mais Amarga

A história da vinícola Torcello começa lá em 1875, com a chegada de um imigrante italiano em solo brasileiro. Porém, foi apenas nos anos 2000 que a vinícola de fato começou a produzir. A produtora de pequeno porte produz uma quantidade limitada de vinhos de forma totalmente artesanal e controlada.

O vinho Torcello é feito utilizando uvas do tipo Tannat, uma espécie conhecida por suas características tânicas. O seu envelhecimento leva 6 meses, em barricas de carvalho. Seu sabor é estruturado e possui aroma com notas de frutas negras, especiarias, couro e madeira.

MIOLO – Vinho Tinto Merlot Terroir.

Produzido com a Seleção das Melhores Uvas

Com influência italiana, a vinícola Miolo foi fundada em 1897, em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, região famosa por ter condições excepcionais para o cultivo de uva. Atualmente, a marca é um dos grandes nomes no mercado nacional e suas bebidas já foram premiadas nacional e internacionalmente.

Produzido utilizando apenas as uvas Merlot, esse vinho da Miolo é produzido utilizando as melhores uvas da espécie. Seu sabor e aroma possuem um ótimo equilíbrio e seu amadurecimento leva 12 meses. Possui notas de cereja, caramelo, cacau, café e baunilha. Sem dúvidas, um dos melhores vinhos brasileiros!

Você também pode gostar
Teatro

Espetáculo A Princesa dos Cajueiros em curta temporada no Teatro Eva Wilma

A Princesa dos Cajueiros é uma opereta escrita e apresentada por Artur Azevedo em 1880. A historia é uma sátira ao Imperador do Brasil, D….
Acontece no TatuapéOnde Curtir no Tatuapé

Mundo dos Blocos retorna ao Shopping Metrô Boulevard Tatuapé

A atração Mundo dos Blocos chega ao Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, no dia 30 de Março, com atividades divertidas para crianças de até 10 anos….
Tatuapé

RENATO ALBANI - Novo Show de Stand up no Teatro Fernando Torres

Renato Albani em seu quinto show solo, levanta os pontos de evolução e estagnação da sociedade, fazendo um comparativo entre passado, presente e futuro sobre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *