Viva Tatuapé

Conheça os 10 prédios mais altos do mundo

Arranha-céu é pouco para classificar os edifícios reunidos nesta lista. Mais do que projetos ousados e mirabolantes, os prédios mais altos do mundo testam os limites da arquitetura e desafiam as leis da física em busca dos principais recordes – e das melhores vistas.

Só para você ter uma noção do que estamos falando, o Platina 220, o Edifício mais alto de São Paulo (aqui no Tatuapé) tem “apenas” 172 metros de altura e é bem pequeno perto dos exemplos abaixo.

Confira o ranking completo:

 

10. Taipei 101 (Taiwan)

Inaugurado em 2004, o Taipei 101 já foi considerado o maior prédio do planeta. Localizada em uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica, a construção de 508 m de altura é capaz de suportar terremotos de 7 graus na escala Richter e ventos de mais de 450 km/h. Ao longo de seus 101 andares, a estrutura projetada pelo arquiteto taiwanês C. Y. Lee conta um amortecedor eólico que protege a construção de possíveis desastres.


 

9. Citic Tower (China)

Recém-inaugurada em Pequim, a Citic Tower é o arranha-céu mais alto da capital chinesa. Também conhecido como China Zun, o edifício ostenta 528 metros de altura e uma silhueta imponente, marcada por uma fachada espelhada e curva. Assinada pelo escritório KPF, a construção de 109 andares levou quase oito anos para ser concluída.


 

8. Tianjin CTF Finance Centre (China)

Concluído em 2019, o Tianjin CTF Finance Centre é uma das atrações do centro financeiro da cidade de Tianjin, na China. Complexa, a torre de 530 metros de altura abriga escritórios, apartamentos de luxo e um hotel. No projeto do escritório SOM, o grande destaque fica por conta da fachada curvilínea de vidro, que faz a construção ganhar a forma de um foguete.


 

7. Guangzhou CTF Finance Centre (China)


Com 111 andares e 530 metros, o Guangzhou CTF Finance Centre se destaca na paisagem de Guangzhou, na China. Inaugurado em 2016 após sete anos de obras, o projeto assinado pelo escritório KPF Associates possui conexão direta com o transporte público da cidade e várias iniciativas sustentáveis. De uso misto, o edifício reúne escritórios, apartamentos, além de um hotel e shopping center.


 

6. One World Trade Center (Estados Unidos)


O One World Trade Center, popularmente chamado de WTC1, é o principal prédio do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, em Nova York, construído após os atentados de 11 de setembro. Com 541,3 metros e 104 andares, o arranha-céu foi inaugurado em 2014 como um dos cinco mais caros dos últimos 30 anos. Assim como o Tianjin CTF Finance Centre, o prédio emblemático leva a assinatura do escritório SOM e levou oito anos para ser concluído.


 

5. Lotte World Tower (Coreia do Sul)


Outro gigante da arquitetura é o Lotte World Tower, localizado em Seul, Coreia do Sul. Assinado pelo KPF Associates, o edifício custou cerca de US$ 3.6 bilhões e se tornou a maior torre da península coreana com um dos decks de observação e piscina mais altos do mundo. Inaugurada em 2017, a construção tem 550 metros e 123 andares com escritórios comerciais, unidades residenciais e um hotel de luxo.


 

4. Ping An Finance Center (China)


Símbolo de uma geração de arranha-céus asiáticos megalomaníacos, o Ping An Finance Center, em Futian, faz os pedestres o perderem de vista. São 115 andares distrubuídos entre os modestos 599 metros de altura. Ao custo de aproximadamente US $ 1,5 bilhão, o edifício foi construído com aço inoxidável, material mais resistente ao clima da cidade.


3. Makkah Clock Tower (Arábia Saudita)


Dentro do complexo conhecido como Abraj Al Bait, o Makkah Clock Tower em Meca, Arábia Saudita, é considerado o hotel mais alto do mundo, com 601 metros e 95 andares. Cercado por seis arranha-céus menores, o edifício também ostenta a marca de mais alta torre de relógio do mundo.


 

2. Shanghai Tower (China)


Inaugurada em 2014, a Shanghai Tower é dona do disputado título de maior edifício da China. Com 632 metros de altura, o segundo prédio mais alto do mundo levou sete anos para ser finalizado. Assinado pelo escritório Gensler, o projeto exibe uma incrível fachada de vidro em espiral. Para circular entre os 128 andares, os visitantes contam com nada menos do que 106 elevadores ultra tecnológicos. Capazes de transportar pessoas a uma velocidade de 20,5 metros por segundo, eles já bateram o recorde de elevador mais veloz do planeta.


 

1. Burj Khalifa (Emirados Árabes)


É do Burj Khalifa, em Dubai, a honra de ser classificado como o prédio mais alto do mundo inteiro. Com quase um quilômetro de altura, a construção gigante registra nada menos do que 828 metros e 160 andares. Considerado um dos projetos mais ousados da história, o edifício de uso misto levou 5 anos e 3 meses para ser finalizado, com orçamento estimado em US$ 1,5 bilhão.


This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile