Variedades

Seu Pet e os fogos de artifícios. Veja o que fazer.

3 Mins read

Toda época festiva somos invadidos pelos fogos de artifícios, um vilão pra quem tem um pet em casa. E no Reveillon, é muito pior, pois normalmente a queima dura mais de 10 minutos! Isso é torturante para os animais.

Hoje vamos ensinar como amenizar essa fobia e dar dicas para o Reveillon e de como evitar alguns acidentes comuns nessa noite.

  • Desde filhote, o cachorro deve entender que o barulho dos fogos não representa perigo e que é algo passageiro. Caso o dono não condicione o animal da maneira correta, ele pode desenvolver a fobia e o medo pode resultar em outros problemas, como por exemplo: Estresse; Insegurança; Agressividade e Depressão.
  • Em dias tranquilos, coloque o som de fogos para o seu cachorro ouvir e faça com que esse momento seja de brincadeira e diversão, para que ele associe o barulho a algo positivo.
  • Ficar acariciando o cachorro no momento dos fogos, não o ajuda a se ajustar ao barulho, e sim, pode estar incentivando o medo que ele está sentindo.
  • Se o seu cachorro precisa estar em seu lugarzinho seguro durante o tempo em que os fogos de artifício estão sendo soltos, deixe que ele se esconda. Não force seu cão a nada. Se ele quiser se ficar embaixo da cama, deixe. Não o obrigue a fazer nada que ele não queira, pois isso pode acarretar em um aumento do medo e o cão pode se tornar um cão agressivo se sair de sua zona de conforto.
  • As vezes o som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o som dos fogos lá fora.
  • Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calma.
  • Deixar um animal que tem medo de fogos sozinho em casa não é uma boa opção. Devido ao medo, ele pode se machucar seriamente, por querer fugir da situação que o está incomodando. O ideal é recorrer a um hotel de cães que tenha uma equipe preparada para dar suporte aos animais na noite da virada de ano.
  • Se você estiver em um lugar estranho, na casa de amigos ou viajando, proporcione um ambiente seguro e tranquilo para o seu cachorro. Deixe-o, de preferência, em um local silencioso, longe de pessoas e outros cães. Em situações de medo o cão procura abrigo em algum local escuro e tranquilo. Isso acontece porque, diferente dos humanos, os cães naturalmente sentem-se seguros em locais com essas características.
  • Outra alternativa é abrigá-lo em uma caixa de transporte de tamanho adequado, cobrindo essa caixa com algum tecido escuro, ou colocá-lo em um quarto escuro.

Técnica da Faixa – Tellington Ttouch
Uma técnica que tem sido muito difundida é a de enrolar uma faixa ou tecido no corpo do animal em pontos estratégicos para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo a sua irritabilidade. O grande problema é que essa técnica tem sido difundida como “a solução”, mas na realidade ela só funciona em alguns casos. No geral, cães já em nível pânico não terão qualquer tipo de reação. O que pode ocorrer, se não houver supervisão, é o cão rasgar as faixas a fim de retirá-las, ou até mesmo deixá-lo mais irritado.

Para quem quiser fazer o teste antes das festas, segue uma foto com o passo a passo de como colocar a faixa:

Placa de identificação
Ainda que tome todos os cuidados, você não pode esquecer de uma coisa bem simples, a plaquinha de identificação. Pode até parecer besteira, depois de tantos cuidados, você não imagina que seu peludinho vá fugir, mas pode acontecer.

Mesmo aqueles animais mais calminhos que nunca querem sair de casa, podem entrar em um estado de pânico e na busca de abrigo, podem fugir. Uma opção é colocar o pet em uma guia sem estar apertada, por precaução. Verifique o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.

Na fuga, ao se deparar com a multidão na rua, mais barulho, carros, pessoas estranhas por todo o lado, ele pode perder o faro e não conseguir voltar mais para casa. Estando devidamente identificado, existem muito mais chances de você conseguir encontrar seu melhor amigo. Outra opção é a colocação de um Chip.

Então é isso, tomando todos os cuidados, a festa fica boa para todos!

Você também pode gostar
Teatro

Nil Agra com o Show Piadas em Construção no Hillarius Comedy Bar

Nascido em Brasília, Nil começou sua carreira em Pernambuco, cidade onde o comediante foi criado. Se apresentou nas principais casas de shows e já há…
Teatro

Magicamente - Show de Hipnose Cômica no Hillarius Comedy Bar

Os hipnólogos André Attie, Eduardo Neaime e Sanny Machado, após reformularem o espetáculo, apresentam um show ainda mais engraçado e surpreendente do que nos anos…
Teatro

Show Beatles 4Ever em única apresentação no Teatro Fernando Torres

O Beatles 4Ever é um espetáculo musical que conta, em detalhes, a trajetória da banda mais importante de todos os tempos, os Beatles. Fundada em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *