NOVIDADEAcesse a VTMUSIC, a Web Rádio Oficial do Tatuapé.Confira!

CuriosidadesVariedades

Curiosidades do Tatuapé – A História da Estátua de Davi no CERET!

2 Mins read

Quem mora no Tatuapé ou frequenta o Bairro, com certeza já deve ter visto a estátua de 5 metros de DAVI que fica localizada no centro do estacionamento do Ceret. São 40 anos ali parada, são muitas histórias o que acabou tornando a imagem do homem pelado um símbolo do Bairro.

Pois bem, a estátua de DAVI tem uma história curiosa. Originalmente ela não estava localizada no Tatuapé mas sim no interior do Estádio Municipal do Pacaembu, atual “Paulo Machado de Carvalho”, entre a arquibancada leste e a concha acústica, desde os anos 40.

Em 1969, para aumentar a sua capacidade de público. A concha acústica e o salão de festas foram demolidos. Em seu lugar, foi construído o popularmente conhecido por “tobogã”. A estátua de David foi removida e reimplantada na praça Charles Miller, em frente aos portões principais do estádio.

As autoridades não confirmam mas é fato que a imagem de 5 metros de DAVI sem roupa, cravada no meio da praça Charles Miller causou um grande desconforto com os moradores da região(vale lembrar que estavamos no auge da ditadura) que movendo alguns ” pauzinhos” conseguiram a remoção da estátua do local.

Como solução, em 1974, a prefeitura resolveu move-lá para uma localidade mais afastada de São Paulo e o Local escolhido foi a frente do recém inaugurado Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador, o CERET no Tatuapé.

Foi assim que o bairro ganhou basicamente um “ponto turístico” e de referência do bairro. As crianças achavam engraçado aquele cara peladão ali, muitos motoristas iniciantes usavam a estátua com base para seus treinamento no volante e assim a estátua de Davi foi absorvida pelo bairro como patrimônio.

Em 2002, argumentando que o David pertenceria ao acervo do estádio, o seu administrador providenciou a volta da estátua. Mandou uma equipe especializada ao Tatuapé para efetuar a remoção, mas o Diretor do CERET a impediu. O Departamento do Patrimônio Histórico não autorizou a transferência, entendendo que, nos cerca de 30 anos de permanência no bairro, os moradores estabeleceram vínculos afetivos com a obra, identificando-a como patrimônio local. A disputa entre o administrador do estádio e os moradores chegou à imprensa e se estendeu por alguns meses. Ao final, prevaleceu a vontade dos moradores do Tatuapé.

EM 2017

Em 2017 a estátua de Davi passou por uma restauração completa. Algumas partes que estavam quebradas foram restauradas assim como a pintura, o canteiro e foi instalada uma nova iluminação.