Moda e Tendências

Moda coreana e atitude k-pop inspiram roupas e comportamentos em todo o mundo

3 Mins read

A chamada Hallyu ou Korean Wave, como ficou conhecida a “febre” coreana, foi um termo cunhado pela imprensa chinesa no começo dos anos 2000 para se referir à forte influência sul-coreana entre os jovens urbanos do país. Se refere aos produtos de entretenimento, em especial seriados de TV (K-dramas) e bandas de música pop (K-pop). O que começou com os países vizinhos asiáticos se espalhou para o restante do mundo.

Hoje, grupos como BTS, EXO, ITZY e Blackpink dominam as plataformas de streaming, principalmente aqui no Brasil, já que somos o quinto país no mundo que mais consome o gênero musical. Desde a proposta da construção musical em si, até os próprios integrantes, o k-pop forma idols disciplinados e influentes, ditando tendências e influenciando o desejo pelo estilo coreano. Até as principais marcas de luxo da moda perceberam o enorme poder de influência que os k-poppers exercem no mundo. A parceria torna as tradicionais marcas mais atraentes ao público-alvo da vez, a geração Z, além de trazer um frescor, mesclando luxo e cultura contemporânea.

PÚBLICO-ALVO: GEN Z

A geração Z é a principal consumidora do k-pop, não somente em relação à música, mas ao comportamento, e principalmente à moda coreana, que é a principal forma de comunicação não-verbal para demonstrar pertencimento ao movimento e seus ideais. A palavra-chave de quem é adepto ao movimento é a fluidez: seja de gênero, por não fazer muitas diferenciações entre feminino e masculino, ou de estilo, já que os grupos são formados por muitos membros de diferentes propostas visuais. Alguns carregam uma identidade mais fashionista, enquanto outros transitam entre o clássico, athleisure e o dramático, com nuances de romantismo, embora todos exerçam uma forte presença com o tom moderno.

A MODA COREANA E O ESTILO K-POP

De maneira geral, o visual k-pop é composto por muitas cores, elementos do streetwear com alfaiataria, uma dose de dramaticidade, e no caso dos grupos femininos, uma sensualidade sutil e quase inconsciente – embora a construção de imagem seja estratégica e intencional. Além dos próprios artistas, os k–idols, fãs dos grupos de k-pop, também acabam ditando as tendências do gênero, já que eles são os “responsáveis” por trazer a moda coreana de maneira mais popular e por adaptar a essência dos visuais dos idols às suas possibilidades e aos traços característicos da cultura de cada país.

A moda K-pop se baseia em vários fatores e você pode fazer várias montagens como um visual romântico ou looks despojados com peças oversided que são uma boa pedida, e pode inserir tênis e botas para obter um ótimo resultado. Saias curtas são bem presentes na moda coreana. Os estilos mais usados são evasê, plissado e jeans. Aqui, também entram em cena os shorts curtinhos. Além disso, a ideia é que a cintura seja alta. Enquanto isso, os decotes não são muito comuns.

O estilo colegial com saias plissada, meias 3/4 e tiaras são os queridinhos na moda coreana. Afinal, essa proposta girlie combina muito bem com o estilo. Para deixar o resultado mais moderno, ainda dá para usar um chunky nos pés. Para investir na proposta de sobreposição, dá para usar camiseta por baixo de um vestido, blusa de manga longa por baixo de um cropped e por aí vai. Assim, dá para tirar o visual do óbvio e criar combinações bem estilosas.

Em relação as cores, os tons neutros são extremamente fáceis de serem combinados. Os tons bem clarinhos que estão com tudo, também fazem parte das produções da moda coreana (visual mais delicado). As principais estampas usadas na moda coreana são clássicas: xadrez e listras. Mas também dá para usar florzinhas. Elas se fazem presentes tanto nas roupas quanto nos calçados e nos acessórios.

O tênis e os calçados chunky aparecem bastante nos looks da moda coreana, muitas vezes acompanhados por meias brancas na altura do tornozelo. Coturnos e outros sapatos baixos também são uma aposta para quem quer compor uma produção dos pés à cabeça.

Cabelos coloridos são comuns entre k-idols e k-poppers, principalmente em tonalidades mais claras. Bucket hat, bonés e boinas são acessórios que aparecem constantemente complementando os looks na proposta das roupas do k-pop. Além disso, para quem quer um visual mais elaborado e com aroma mais delicado – e moderno – as presilhas com palavras, pérolas e outros padrões também são ótimas opções para quem quer aderir ao estilo da vez.

Como você pode perceber, são várias as propostas para aderir à moda coreana. Caso você queira um visual ainda mais diferenciado, vale mesclar as duas principais propostas – a descolada e a romântica – em um único look.

Você também pode gostar
Tatuapé

RENATO ALBANI - Novo Show de Stand up no Teatro Fernando Torres

Renato Albani em seu quinto show solo, levanta os pontos de evolução e estagnação da sociedade, fazendo um comparativo entre passado, presente e futuro sobre…
Teatro

João Ventura canta Roberto Carlos em única apresentação no Teatro Corinthians

João Ventura canta as mais belas canções de Roberto Carlos em show de voz e piano. Cantor, compositor, e dono e uma sonoridade ímpar. É…
Teatro

Elvis Balbo e Queen Legend – Tributo a Freddie Mercury e Queen no Teatro Corinthians

Em um espetáculo emocionante e envolvente, Elvis Balbo, reconhecido como um dos mais extraordinários intérpretes de Freddie Mercury, se une à banda QUEEN Legend para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *