Variedades

Conheça o Ábaco, o instrumento milenar chinês de calcular

1 Mins read

Soroban, mais conhecido como Ábaco é um instrumento de calcular utilizado na china há pelo menos 2.500 anos, com o nome de SUAN-PAN. Há mais ou menos 400 anos os japoneses levaram o ábaco para o Japão, onde desenvolveram uma versão mais moderna e mantiveram o mesmo nome em ideogramas dado pelos chineses, o que originou o nome SOROBAN.

No Brasil o ábaco é pouco conhecido e chegou com os imigrantes japoneses, em 1908, para uso próprio. O maior divulgador no país foi Professor Fukutaro Kato que publicou, em 1958, o livro “Soroban pelo Método Moderno”.

A escola Supera Ginástica para o Cérebro tem sido um grande divulgador do Soroban no Brasil nos últimos anos. Os motivos para essa divulgação são muito simples: as incríveis conquistas advindas da utilização dessa ferramenta milenar oriental por pessoas das mais diversas faixas etárias, em termos de saúde mental e habilidades desenvolvidas.

O ábaco não é apenas um instrumento para facilitar os cálculos matemáticos, que seriam de grande complexidade, ou até mesmo impossíveis, serem feitos mentalmente. Além do uso matemático para realizar as operações de soma, subtração, multiplicação, divisão, cálculo de raízes e potências, em pleno século XXI o ábaco, longe de ser um obsoleto instrumento de cálculo, apresenta inumeráveis vantagens: seu uso habitual
fomenta a habilidade numérica, melhora a capacidade de concentração, de raciocínio lógico, a memória, a agilidade mental, o processamento da informação de forma ordenada e a atenção visual, afirma Nayara Stroppa, coordenadora pedagógica do Método Supera Tatuapé.

Na escola Supera, o Soroban é uma das principais ferramentas pedagógicas o qual consideramos uma excelente forma de exercitar o cérebro, mantendo-o ativo e ágil em qualquer idade.

Confira o vídeo

Supera Unidade Tatuapé
Rua Apucarana, 1322, São Paulo
Telefone: 11 2957-7202
Email: saopaulo.tatuape@metodosupera.com.br
Facebook: www.facebook.com/superatatuape
Site: http://metodosupera.com.br/
Seg-Sex: 09:00 às 19:00
Sáb:09:00 às 13:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *