Sem categoria

Como Preparar um Cheviche

2 Mins read

O Ceviche é o que melhor representa a gastronomia peruana, e trata-se de cubos de peixe curados (cozidos) em uma solução cítrica e ácida, que tradicionalmente é o limão. Quando o peixe entra em contato com o suco cítrico do limão, inicia-se um processo químico onde a proteína se desnatura, e com isso a textura do peixe muda, e o mesmo ganha sabor.

Apesar de ter se popularizado no mundo apenas nos últimos anos, o Ceviche é consumido a mais de dois mil anos pelos povos incas, e outros povos da américa latina, principalmente no Peru. Atualmente é possível encontrar “Cevicherias”, ou seja, casas especializadas em Ceviche em diversos países, e em diferentes versões, tendo em vista que o uso de diferentes frutos do mar é muito bem aceito.

Preparar um bom Ceviche é extremamente fácil, principalmente caso você tenha um bom peixe em mãos, e essencialmente fresco, pois mesmo com a ação do limão, ele se manterá cru. Não é preciso nenhuma técnica especial, basta apenas misturar todos os ingredientes e degusta-lo bem gelado.


Ingredientes (4 pessoas):

600g de robalo – 500 ml de suco de limão – Pimenta dedo de moça a gosto – 1 cebola roxa – Coentro a gosto – Sal – 1 colher de chá de gengibre – Pimenta do reino – Azeite

Qual peixe usar?
Deve-se usar peixes brancos, como robalo, linguado, badejo, namorado e etc.

Depois de limpo, corte o filé do peixe em cubos médios. É importante não cortar muito pequeno e nem muito grande. Coloque em um recipiente o peixe cortado, e por baixo um outro recipiente com gelo para manter a temperatura sempre baixa, e não alterar a textura do peixe.
ceviche

É fundamental cortar o peixe bem regular, para que todos os pedaços possam ter a mesma textura ao final. O uso de um recipiente com gelo por baixo é essencial para manter a temperatura baixa.

Corte a cebola em juliene, ou seja, tiras bem finas. Retire as sementes da pimenta dedo de moça e corte em cubos bem pequenos, assim como o gengibre, e o coentro. Junte todos os ingredientes ao peixe já cortado.

Junte todos os ingredientes, e deixe o limão por último. Adicione o suco de limão a mistura, o azeite a gosto, e tempere com sal e pimenta. Sirva imediatamente bem gelado. Quando adicionar o limão, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

A essa mesma receita, pode-se adicionar outros frutos do mar como polvo, camarões e mariscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *