Compartilhe na Rede

Uma Tragédia anunciada, não sei se esse era realmente o melhor “nome” para esse post, até porque a tragédia já foi anunciada, já aconteceu. Lembra do Casal na rua Vilela que foi eletrocutado por um fio de alta tensão no meio da rua que caiu em seu carro. Resultado: A mulher gravemente ferida e o Marido Faleceu no local.

Logo após o incidente houve uma comoção por parte dos responsáveis, na época o que mais se via no bairro eram carros da Eletropaulo, Vivo, Net, Claro entre outras. A Cada post que você olhava havia uma escada com um funcionário realizando manutenção.

fios11

Pois bem, passado o impacto inicial da tragédia as coisa foram se normalizando, quero dizer, voltando ao estado normal de descaso. O que me chamou a atenção para escrever essa matéria é que a situação piorou!!! Andando pelo bairro ( por poucos quarteirões) é possível constatar uma situação caótica na rede elétrica e de telefonia no Tatuapé.

São dezenas de fios emaranhados entre si nos postes, fios pendurados nas calçadas e nas ruas. Vale um esclarecimento: Os cabos da redes elétrica são os colocados nos pontos mais altos dos postes. Abaixo, os espaços são reservados para telefonia, Tv a Cabo e internet e esses são os que vem causando o maior problema.

Sem a menor preocupação com a segurança, rolos e rolos de fios que são deixados nos postes. Os cabos são porcamente ligados entre os postes sem o menor cuidado, muitas vezes fazendo uma “barriga” que são arrancados por caminhões. Quebrou? Deixa ali, pendurado mesmo e não são poucos, se você observar por alguns quarteirões do Bairro vai perceber dezenas deles. A Situação causa terror em quem anda pelas calçadas do Tatuapé. Por mais que sejam fios de telefonia sem carga elétrica expressiva, não vou ser que vou arriscar em encostar nele, vai que…..

fios5

A situação é um convite para acidentes e possíveis tragédias além de deixar o bairro com um aspecto terrível! É que estamos basicamente acostumados com a paisagem mas se você olhar bem para ruas como a Emilia Marengo e Coelho Lisboa vai notar uma Cacophonia insana de cabos e fios. Todos tem culpa. A Eletropaulo e a prefeitura tem o direito sobre os posts e assim o dever de fiscalizar seu uso e as empresas de telefonia simplesmente ignoram qualquer norma de segurança e agem com completo descaso e desrespeito com os moradores do bairro ( e ainda cobram uma fortuna por um serviços de qualidade bem duvidosa).

E aconteceu outra vez!
No dia 17.01.2017 quase que uma nova tragédia é noticia no bairro devido as condições do Fios e Cabos no bairro. Um Gerador explodiu na rua Emilio Mallet, altura do 660 e os cabos ficaram expostos no meio da rua pegando fogo com altos índices de eletricidade. Um dos cabos entrou em contato com um veículo estacionado e pegou fogo no local. A tragédia só não foi maior por que não havia ninguém dentro do carro mas o prejuízo material foi enorme.

Como resolver a situação? para dizer a verdade, não sei! O certo seria que toda a malha de fios fosse subterrânea mas a prefeitura e o governo dizem que o projeto é muito caro e não tem dinheiro para isso. Enfim, só nos resta rezar para que nenhuma outra tragédia aconteça.

Algumas fotos de 2019 ( Trajeto: Euclides Pacheco, parte da Rua Tuiuti e Demétrio Ribeiro)

Imagens: Ana Claudia Martins, Fahti Quadros, Lucas de Souza, Anna Polito, Fernando Vaz Barros