Apesar do nome ser facilmente confundido com o do Twitter, o Twitch tem pouca relação com essa rede social, mesmo que também possa ser considerada uma. Se é fã de jogos eletrônicos ou tem alguma pessoa próxima que seja, é possível que já tenha visto a plataforma, muito usada para transmitir partidas de games e campeonatos de jogos multiplayer como League of Legends, Dota 2 e Csgo. Alem de ser possível alguns eventos como CCXP ou a ComicCon pelos olhos das pessoas que foram ate esses eventos, sem sair do conforto da sua casa . Saiba o que é o Twitch e como a plataforma funciona logo abaixo!

Em poucas palavras, é uma plataforma para fazer transmissões ao vivo pela internet, como fazem outras redes sociais como Facebook e Instagram. Porém, a grande diferença entre eles é que o Twitch é dedicado quase que exclusivamente aos jogos eletrônicos. Em sua maioria, os conteúdos publicados lá são partidas de campeonatos e jogadores que tentam bater recordes em games como Super Mario World e Sonic, mas também é possível encontrar streamers (termo utilizado para quem realiza as transmissões) de diversos jogos, inclusive jogos de tabuleiro.

Transmissões com apenas jogadores interagindo com suas comunidades e mesas redondas com especialistas também são alguma das atrações que pode encontrar ao navegar pelo Twitch. Um dos canais que trouxeram experiências fora desse padrão e acabaram por viralizar e trouxe a Twitch para um conhecimento mais amplo da comunidade, foi o Twitch Plays Pokémon, no qual um programador desenvolveu uma maneira de fazer com que os espectadores controlassem o jogo através de comandos no chat.

Essencialmente, esta plataforma abre portas para que streamers possam exibir seu conteúdo e também monetizá-lo, visto que é possível se inscrever nos canais – apesar de não ser necessário – para obter alguns bônus, como emojis exclusivos para a plataforma, insignias para o chat que lhe destacam entre os demais, etc. Claro, parte da inscrição fica para a própria plataforma, mas a outra parte vai para o criador. Existem diversos streamers que fazem da plataforma seu próprio emprego, como é o caso do Ninja, grande streamer de Fortnite.

Mas a plataforma não é apenas alimentada por streamer de jogos, apesar desse ser o foco da plataforma, há canais que realizam campanhas de arrecadação de fundos para instituições de caridade, canais que ensinam sobre diversos assuntos, de matéria escolares há carpintaria, como também há apenas aqueles streames que abrem sua transmissão para conversar com os seus fãs, respondendo perguntas e discutindo dos mais variados assuntos e também há canais radio e podcast para serem ouvidos em tempo real na plataforma.

É importante dizer que a plataforma é livre para qualquer um pode se cadastrar e iniciar uma transmissão ao vivo, seja ela do seu computador ou ate mesmo do seu celular enquanto anda na rua, a plataforma esta aberta a diversos temas para transmissão, porem é bom dar uma lida nas suas regras de condutas para não acabar recebendo uma advertência dos administradores da plataforma ou ate mesmo sendo banido dela.

twitch.tv
https://www.twitch.tv/

Nossa Página (Em breve)
https://www.twitch.tv/vivatatuape