Variedades

Qual a diferença entre Igreja, Paróquia e Capela?

1 Mins read

Muitos se perguntam qual a diferença entre Igreja, Paróquia e Capela. Os templos católicos, de fato, se subdividem em categorias distintas e, conforme as suas características, história e finalidades, podem ser qualificados em diversos tipos.

Igreja
A igreja designa o local em que o padre exerce influência sobre uma paróquia. É um templo católico, normalmente, com qualidade de Paróquia, onde o Vigário e/ou Pároco, exercendo sua autoridade religiosa, confirma e repassa as instruções episcopais aos religiosos ou fiéis que estão sob sua jurisdição eclesiástica.

Paróquia
Paróquia é a comunidade dos fiéis submetida ao pároco, ou por outra, é o território sobre o qual se estende a jurisdição do pároco (equivalente administrativo a um bairro).

Capela
Capela é um Templo católico secundário que comporta, normalmente, só um altar, caracterizado pela sua modesta estrutura física, onde o padre exerce suas funções sacerdotais de maneira menos frequente. A Capela sempre estará subordinada e pertencendo a determinada Paróquia, Irmandade ou outra Instituição. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de aldeias, colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc.


A hierarquia dos templos católicos: igreja designa o local em que o padre exerce influência sobre uma paróquia. A catedral é a principal igreja de uma diocese (conjunto de paróquias), de onde o bispo repassa aos padres as instruções do papa.

Capela é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas…As igrejas são os templos principais das paróquias sendo uma delas denominada igreja matriz onde o sacerdote celebra a missa principal dominical.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *