Destaque

Casa onde o Ator Domingos Montagner viveu no Tatuapé abrigará centro de cultura e educação e precisa da sua ajuda

3 Mins read

Lançamento do projeto acontece no próximo dia 29, com campanha de crowdfunding para viabilizar a primeira etapa da iniciativa, que vai atuar em escolas da região

Ao longo da vida, seja como o ator, produtor, palhaço ou professor, Domingos Montagner sempre acreditou na educação e na arte como ferramentas de crescimento e de transformação. Pouco mais de três anos depois da morte precoce do artista, aos 54 anos, seu legado virou inspiração para o sonho de transformar a casa onde o ator nasceu, no bairro do Tatuapé, São Paulo, em uma referência de cultura e educação para a Zona Leste da capital. A iniciativa é do Instituto DOM, associação sem fins lucrativos formada pela viúva do ator, a produtora executiva Luciana Lima; seu sócio na Cia LaMínima e grande parceiro, Fernando Sampaio; o irmão do ator e profissional da área contábil e tributária, Francisco Montagner; e o amigo e gestor cultural com larga experiência em educação pela arte, Gustavo Wanderley.

O grupo vai transformar a casa simples – localizada na rua Tijuco Preto, 263 – na sede da Casa Domingos Montagner – Cultura & Educação, espaço que abrigará cursos, vivências, espetáculos, exposições, e oportunidades educativas, através do Circo e do Teatro, para jovens de 13 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

A Página do crowdfunding para você ajudar já está ativa. Acesse: https://benfeitoria.com/casadomingos
Faça a Sua Doação!

O propósito não é formar artistas, mas facilitar a autonomia dos jovens na busca de conhecimento, na capacidade de trabalhar em grupo e cuidar do coletivo, entre muitas outras habilidades fundamentais para qualquer profissão e para a vida. A Casa também terá espaço para a formação de Artistas-Educadores, com o objetivo de ampliar o alcance de trabalho com os estudantes.

A pedra fundamental do projeto será lançada no dia 29 de setembro (domingo), com uma campanha de crowdfunding que permanecerá no ar por 60 dias, na plataforma de financiamento colaborativo Benfeitoria. Acesse: https://benfeitoria.com/casadomingos

A meta é alcançar um total de R$ 293.000,00 (Meta 1), valor que será usado para viabilizar em escolas da rede pública da região (até agora, são nove as selecionadas) a primeira etapa da iniciativa, o projeto Educação pela Arte, cujo propósito é criar oportunidades educativas a partir do conhecimento do ser humano e do mundo, da vivência, identificação e incorporação de valores, baseados nos quatro pilares principais do Relatório de Jacques Delors para a UNESCO: conhecer, conviver, ser e fazer. Os recursos também permitirão a realização de espetáculos de teatro, música e dança gratuitos, uma vez por mês, ao longo de um ano, na rua da Casa.

A segunda etapa contará com outras ações de financiamento e prevê a construção de um edifício com três pavimentos. O complexo abrigará uma sala de espetáculos multiuso (incluindo cinema); uma sala para expressões do corpo (teatro, acrobacia, comicidade física/pantomina e palhaçaria); um laboratório de desenho em cena (cenografia, figurino e impressão 3D de maquetes para a cenários); uma sala de convivência, além de educativo, coordenação, administração, sanitários e camarins.

No espaço para exposições haverá uma mostra permanente sobre a trajetória do artista. “Domingos sempre falou com muito carinho do bairro onde nasceu, cresceu e onde se formou professor, se orgulhava de sua origem do Tatuapé. A casa foi doada pelos herdeiros da família Montagner ao Instituto para contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens. Nosso desejo é que se torne um centro para potencializar o convívio entre pessoas de todas as idades”, declara Luciana Lima.

No dia 29 de Setembro (domingo), aconteceu o lançamento do Projeto na Praça Silvio Romero com músicos e palhaços, que seguiram em cortejo até Casa, na Rua Tijuco Preto, 263, Tatuapé. Confira!

Casa Domingos Montagner
Para fazer sua doação, acesse:
https://benfeitoria.com/casadomingos

Você também pode gostar
Comer no TatuapéDestaque

6 Bares / Restaurantes com culinária diferenciada que você precisa conhecer no Tatuapé

Se você gosta de experimentar comidinhas de diferentes países ou estados brasileiros, não precisa viajar…o Tatuapé possui muitas opções para escolher e se deliciar. Confira…
Curtir no TatuapéDicas no TatuapéOnde Curtir no Tatuapé

Segunda-feira também é dia de curtir no Tatuapé. Confira algumas dicas variadas.

Segunda feira normalmente é aquele dia que ninguém está pensando em sair para curtir, não é? Errado! No Tatuapé, a Segunda Feira conta com várias…
DestaqueDicas no Tatuapé

8 Dicas de passeios diferentes e cheios de diversão no Tatuapé

Procurando por algo diferente para curtir no Tatuapé? Querendo dar uma variada dos Shoppings, Bares e restaurantes do Bairro? Então separamos 8 dicas de lugares…

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *