Mundo PetVariedades

Ensaio fotográfico retrata passagem de ‘anos caninos’

1 Mins read

A fotógrafa Amanda Jones registrou o crescimento de diversos cães em uma série de fotos intitulada “Anos Caninos”, e mostrou como o tempo passa rápido para o ‘melhor amigo do homem’.

De acordo com o Daily Mail, a fotógrafa que vive em Massachusetts, nos Estados Unidos, passou os últimos vinte anos acompanhando o crescimento de cachorros de diversas raças e ouvindo os relatos de seus donos sobre a convivência com os animais.

Entre a primeira foto e a última, quando já estão envelhecendo, existe uma história que é contada pelos próprios donos dos cães.

Clare Matschullat, que é dona de Maddy (na foto acima), conta que as duas passaram por muitas coisas juntas. “Enfrentamos a minha hospitalização por complicações da leucemia, um ano de reabilitação, o divórcio dos meus pais, uma mudança para Nova York, minha pós-graduação, e seu diagnóstico e tratamento para linfoma. Somos nós duas contra o mundo”, explicou Clare, segundo o site britânico.

Lily, a cadela de Amanda foi quem a inspirou a criar o projeto, que virou livro. Durante os registros, a cadelinha acabou falecendo, aos 15 anos de vida.

“Lily ficou conosco por 16 maravilhosos anos. Neste tempo, meu marido e eu nos mudamos pelo país”, conta ela ao Daily Mail. “Compramos uma casa, tivemos um bebê; e durante tudo isso com nossa querida Lily estava entre nós, passando o tempo, ficando ao nosso lado, junto com a gente em nossas aventuras da vida”.

Amanda ainda contou que, durante o processo de produção do livro, ela viu muitos cães chegaram ao fim da vida, por doenças ou acidentes, mas boa parte ainda está vivendo ao lado dos donos.

“A maioria está vivendo uma maravilhosa e longa vida, em um ambiente perfeito”, conta. “Os donos e os cães tinham envelhecido, tornam-se cinza, enrugados nos olhos, e têm menos agilidade. O impacto visual de comparar o jovem ao velho varia muito de cão para cão, assim como faz de pessoa para pessoa”.

Veja as imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *