CuriosidadesVariedades

O Painel da Estação Metrô Tatuapé. Conheça um pouco da história da obra de Aldemir Martins

1 Mins read

Já você já utilizou o metrô Tatuapé com certeza já deve ter reparado no enorme painel que dá um colorido todo especial a estação, certo? Mas você sabe sua história? sua origem? Quem é o artista responsável pela obra? Então, vamos lá!

A Obra é de autoria do artista Aldemir Martins (Ingazeiras/CE, 1922; São Paulo/SP, 2006) que escreveu seu nome na história da arte brasileira com uma vasta e rica produção marcada pelas figuras coloridas, como gatos, pássaros, galos, peixes, flores, cajus e outras frutas, cangaceiros, mulheres, futebol e paisagens.

Ele trabalhou com pintura, desenho, aquarela, gravura e várias outras técnicas. Os temas são sempre populares, cenas cotidianas. As cores, cheias de vida e alegria, intensas e contrastantes, são a cara do Brasil.

O belo trabalho de Aldemir criado para a estação Tatuapé do Metrô, é intitulado de: ‘Inter-relação entre o campo e a cidade’. É um painel cerâmico colorido medindo 2,90 m de altura por 24,80 m de comprimento, montado com azulejos de 20 x 20 cm pintados a mão. Ele foi feito no mezanino da estação em uma parede ondulada (como uma letra S).

A obra tem cenas rurais e urbanas. Tem o verde da plantação. Tem o trabalho na lavoura e o de construção da cidade. É como uma homenagem àqueles que deixaram os interiores do Brasil rumo às cidades, que enfrentaram a modernidade sem esquecer as origens.

Fonte:
https://artenalinha.wordpress.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *