Proteger a conta do Instagram é essencial para manter seus dados seguros e evitar invasões. Com dois bilhões de usuários ativos globalmente, a plataforma atrai a atenção de criminosos, que podem hackear contas para aplicar golpes como o do robô do Pix e o da venda de produtos usados. Para evitar problemas, é possível tomar algumas medidas de segurança que vão ajudar e muito na segurança da sua rede. Confira algumas dessas dicas.
1. Ativar a verificação em duas etapas
Uma das formas de proteger a conta do Instagram é habilitando a verificação em dois fatores. O recurso adiciona mais uma etapa ao login, exigindo um código extra para confirmar que a tentativa de acesso está mesmo sendo feita pelo próprio dono da conta. Essa confirmação pode ser encaminhada para o WhatsApp, e-mail, SMS ou ainda ser obtida em aplicativos de autenticação, como o Google Authenticator
2. Utilizar senhas fortes
Utilizar uma senha forte é essencial para proteger a conta. Procure criar uma combinação que envolva vários caracteres, como símbolos, letras e números, além de diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Um dica importante é não utilizar a mesma senha para diversas plataformas. Isso porque, caso uma das suas senhas seja descoberta, contas de outras redes também estarão vulneráveis.
3. Desconfiar de perfis fakes e links enviados
Assim como acontece em outras redes, o Instagram também pode ser utilizado para aplicação de golpes. Cibercriminosos podem enviar links no Direct ou interagir nos Stories por meio de perfis fakes, anunciando falsas promoções ou sistemas para ganhar dinheiro, por exemplo. Ao abrir esses links, você pode ser vítima de malwares capazes de roubar dados bancários do aparelho, entre outras consequências. Assim, a orientação é não clicar em URL enviadas por pessoas que você não conhece ou que não parecem confiáveis.
4. Não se exponha excessivamente nas redes.
Outra dica importante é ter cuidado na hora de realizar postagens e evitar fornecer informações pessoais em excesso. Redobre a atenção e tente não exibir imagens de documentos ou produtos em que seja possível ver seus dados, como endereço, CPF, entre outros. Ainda, para quem tem perfil público ou muitos seguidores desconhecidos, pode ser perigoso adicionar a localização dos lugares em que está. O ideal, então, é não postar a localização, ou publicar apenas após já ter saído do local.
5. Ficar de olho nas atividades de login
Outra situação que pode oferecer riscos para a conta do Instagram é mantê-la logada em outros dispositivos. Isso pode acontecer quando você entra no seu perfil por meio do aparelho de outra pessoa e esquece de sair da sua conta. Há ainda possibilidade de alguém ter conseguido seus dados e invadido sua conta sem que você tenha dado permissão. Nesse sentido, o próprio Instagram oferece uma área em que é possível verificar em quais aparelhos estão conectados a sua conta.
Gostou das dicas?
Deixe seu comentário e dicas para mais matérias como essa.