Você já ouviu falar de Pickleball? Não? Então a gente vai te explicar esse novo esporte que está chegando com força no Brasil.
Nos Estados Unidos o esporte virou uma febre. Em apenas três anos, o número de praticantes cresceu 159% e passou a ter, em 2022, 8,9 milhões de adeptos.
Uma Mistura de tênis e pingue-pongue
Pickleball é frequentemente descrito como uma mistura de tênis e pingue-pongue.
Pode ser jogado individualmente ou em duplas, em ambientes fechados ou ao ar livre, com raquetes, uma bola e uma quadra parecida com a de tênis, porém menor (13,41m x 6,10m).
O objetivo, assim como de outros esportes de raquete, é passar a bola por cima da rede e dificultar para que o adversário não consiga devolvê-la.
Como jogar?
É possível jogar pickleball tanto de forma simples (1 contra 1) ou em duplas (2 contra 2), tanto em espaços abertos quanto em fechados.
Uma das principais regras — e a que diferencia o pickleball dos esportes-irmãos — envolve a zona de não voleio, chamada nos EUA de kitchen, ou cozinha, em português.
Nesta parte da quadra, próxima à rede, não é permitido bater na bola estando dentro da área. Para isso, o jogador precisa estar atrás da linha, caso contrário, o juiz poderá marcar falta. Agora, se a bola pingar na kitchen, aí sim você poderá devolver para o outro lado da quadra pisando nela.
Outras normas importantes:
Saque: o sacador precisa fazer com que a bola passe da rede e bata no solo adversário na diagonal;
Pontuação: torna-se vencedor o jogador que acumular 11 pontos e uma diferença de dois pontos a seu favor.
O Bacana é que o Esporte chegou no Tatuapé. O CERET recebeu várias quadras para quem quer começar a praticar o Pickleball e você pode praticar o esporte gratuitamente.