O perfume é item fundamental e bastante pessoal. De acordo com a revista Claudia, que buscou informações com perfumistas, fabricantes e empresas internacionais de pesquisa, os 10 perfumes mais vendidos no mundo, além de especiais, têm destaque pela qualidade encontrada.
O perfume pode ser considerado uma grande marca da personalidade e estilo pessoal, além de ser excelente opção para presentear as mulheres e agradar com as sensações daqueles que são os mais vendidos pelos diferentes países.
1º – Nº 5, Chanel
Primeira fragrância da maison francesa, foi criada há 90 anos por encomenda de Gabrielle Chanel, que a descreveu como “um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Combina toques de ilangue-ilangue, jasmim, rosa de maio e aldeído, a primeira nota sintética usada em uma essência. “Extraído do petróleo, o ingrediente potencializa o aroma das flores”.
2º – Coco Mademoiselle, Chanel
Criado há treze anos, nasceu com a missão de firmar a Chanel entre as marcas preferidas das jovens. Inspirado em duas consagradas fragrâncias da maison, Chanel Nº 5 e Coco, ganhou o acréscimo de notas frutais, como as de laranja e bergamota, que garantiram caráter mais moderno ao perfume. O toque final na receita de sucesso veio com o frasco: rosa, para cair no gosto das meninas, e com formato semelhante ao do Chanel Nº 5.
3º – J’adore, Dior
Desde o lançamento, em 1999, a marca francesa investiu pesado para que J’adore fosse vinculado a um universo de luxo e riqueza – a começar pelo anúncio veiculado na época, no qual uma modelo submergia em uma piscina de ouro. O formato do frasco lembra o pescoço alongado por colares das mulheres da tribo massai, na África. Pêssego, orquídea e mandarina são as notas da essência que, até hoje, já originou quatro outras versões
4º – Light Blue, Dolce & Gabbana
Em 2001, os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana desenvolveram um perfume que, como poucos, fez sucesso rapidamente. “Ele combina notas de diversas famílias olfativas, como frutal, floral e amadeirada, mas nenhuma delas tem destaque. Isso assegura aroma delicado, bastante aceito entre as mulheres de todo o mundo. Para compor a essência, misturam-se toques de bambu, jasmim e maçã verde.
5º – Angel, Thierry Mugler
Lançado em 1992, foi o primeiro perfume a levar notas gourmands, como as de caramelo e mel. Como o cheiro era bem doce, diferente do que existia até então, ele demorou dez anos para cair no gosto das mulheres. Mais de uma dezena de edições limitadas já foram lançadas. Todas, em geral, próximas ao Natal.
6º – Pleasures, Estée Lauder
Idealizado em 1995, é uma fragrância floral, com violeta, peônia, jasmim e rosa. Queridinhas das mulheres, as notas de flores, com apelo romântico, são encontradas em boa parte das essências lançadas nessa época. O sucesso de Pleasures levou a marca a criar cosméticos e outras quatro versões da essência. O Perfume e os produtos não são vendidos no Brasil.
7º – Chance, Chanel
Aproveitando o sucesso de Coco Mademoiselle, Chance foi lançado em 2003 com o mesmo propósito: atrair as jovens. Para isso, o frasco ganhou roupagem mais informal e foram incluídas notas de cidra e baunilha. É o que chamam de memória olfativa. A estrutura do perfume permanece quase a mesma, fazendo com que a mulher reconheça o cheiro. Mas as novas notas trazem frescor.
8º – Trésor, Lancôme
Trésor seguiu a mesma filosofia de Angel, de Thierry Mugler: fugir da moda das fragrâncias frescas e investir em uma essência marcante. Criado em 1990 para se tornar símbolo da Lancôme e desde então presente na lista dos mais vendidos, traz notas de sândalo, almíscar e âmbar. O sucesso foi tamanho que outras marcas se inspiraram no perfume para criar loções hidratantes e xampus.
9º – Allure, Chanel
A fragrância surgiu no final dos anos 1990, momento em que perfumes considerados inovadores ganharam espaço. Traz notas de jasmim e rosa de maio, presentes em Chanel Nº 5, além de toques de cidra e tangerina. Uma versão com apelo mais sensual, o Allure Sensuelle, com notas apimentadas, veio logo em seguida.
10º – Eternity, Calvin Klein
Em 1987, Calvin Klein presenteou a então esposa, Kelly, com uma aliança que continha gravada a palavra eternity, eternidade em inglês. O perfume nasceu no ano seguinte como uma homenagem a todas as histórias de amor. “E ternity é o símbolo romântico da mulher moderna e por isso virou objeto de desejo”, diz Júlia. Leva notas de lírio, frésia e sálvia.
Fonte: Revista Claúdia
1 comentário
É tudo uma questão de gosto! O chanel cinco não gostei! J’ adore não achei aquelas coisas agora o La Vie est Belle ja uso faz cinco anos e não consigo desapegar para experimentar outro. Senti falta do L’air du temps da Nina Ricci e o classico Anaïs Anaïs da Cacharel. Usei ele durantes anos e foi dificil desapegar.