Mais do que um simples meio de transporte, os veículos têm o poder de despertar verdadeiras paixões. E não adianta, quem tem a graxa correndo nas veias arrumará uma maneira de trazer o espírito das pistas para dentro de casa, literalmente. E nada melhor para demonstrar isso, do que simplesmente reciclar partes de carros e usar na decoração de casa. Não é loucura, mas há diversas maneiras para usar essas peças, transformando-as em mesas, sofás, cadeiras, camas, dentre outras mobílias.
Algumas ideias são exageradas. Outras apenas reforçam o amor pelo tema. Há ainda móveis seguindo essa linha que são consideradas obras de arte, já que utilizam peças de carros antigos, quase relíquias, ou que utilizam materiais sofisticados.
Um dos pontos principais desse tipo de decoração é a exclusividade. O morador pode usar itens de algum carro próprio, que tenha boas recordações. Nesse caso, a peça será única e dará um toque especial na casa. O curioso é que neste mercado encontramos de tudo e alguns designers, inclusive, mantêm as rodas, pneus, discos de freio, tudo restaurado e intacto. Além disso, faróis e lanternas estão em perfeito funcionamento e há a opção de escolher um modelo automatizado.
Existem algumas empresas hoje, que são especializadas em transformar carros em peças de decoração. A Car Pool Table cria mesas de bilhar a partir de carros clássicos. Já a Sweet Sofas, recorta as carrocerias de diversos modelos e aproveita a dianteira e a traseira para fazer belíssimos (e caros) jogos de sofá. Dependendo do modelo, cada peça pode ultrapassar os US$ 25 mil, cerca de R$ 55 mil (sem contar os impostos e taxas). Os ateliês de design mais parecem oficinas, com partes da carroceria, para-choques, faróis e lanternas por toda a parte.
Muitas vezes, este tipo de decoração acaba sendo muito cara, mas para quem gosta é possível se inspirar e fazer algo que caiba dentro da sua realidade financeira, como, por exemplo utilizar peças em objetos mais simples. Uma poltrona pode ser criada a partir de um capô de fusca, ou aqueles amortecedores que não prestam mais podem dar vida a uma bela luminária. Além disso, pneus ganham nova função como pufes e rodas podem se tornar mesas cheias de estilo. No entanto, há opções mais caras, como os blocos de motor que viram bases de mesa.
Há quem pague verdadeiras fortunas para se ter um sofá com a traseira de um Cadillac de 1959, um rack para TV que utiliza a carroceria de um Porsche Carrera como base, mesa de bilhar a partir de um carro clássico, mesa de escritório com a frente de uma picape ou até mesmo uma mesa de cozinha com a frente de um trator…tudo muito único!
Como se vê, vale tudo quando se trata de decoração…mesmo que ela seja feita de com carros