Nos últimos anos, o turismo de isolamento ganhou força em todo o mundo. De viagens ecológicas a circuitos em motorhomes, passando pelos espaços de glampings – nome dado aos acampamentos de luxo, os passeios mais intimistas, sem a multidão dos grandes centros, foram se tornando cada vez mais atraentes aos olhos dos turistas. Em contato com a natureza e com o conforto que diversos hotéis ao redor do país oferecem, é possível renovar as energias de uma forma consciente.
Pensando nisso, selecionamos 7 hospedagens de luxo isoladas no Brasil. São hotéis que contam com espaços exclusivos e privativos, além de passeios guiados para que o visitante possa mergulhar na realidade local. Observação de animais silvestres e oportunidade de apreciar o pôr do sol da varanda do quarto são alguns dos privilégios de quem escolhe passar alguns dias nesses locais.
ALTAR
Localização: Represa de Jaguari – São Paulo
Em 2020, o empresário Facundo Guerra, conhecido por comandar casas noturnas e restaurantes, decidiu construir uma opção para quem procura por descanso e dias longe da correria da cidade grande: uma casa flutuante. Batizada de Altar, a hospedagem, que pode ser alugada pelo Airbnb, fica no meio da represa de Jaguari, em São Paulo, e, além de oferecer uma experiência diferenciada em termos de vista, é 100% auto suficiente. Projetada pelo arquiteto Arthur Casas, o esgoto é tratado no próprio espaço e a eletricidade vem de painel solar e de baterias. Possui um quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala e lareira. Uma completa imersão em meio à natureza da Serra da Mantiqueira.
PARADOR CAMBARÁ DO SUL
Localização: Cambará do Sul – Rio Grande do Sul
À primeira vista, o hotel Parador impressiona pela sua estrutura, que conta com sete barracas em formato de casulo, todas com vista para os Campos de Cima da Serra. Cada casulo abriga duas pessoas e conta com ar condicionado, lençóis térmicos, amenidades L’Occitane, minibar cortesia e deque privativo com banheira de hidromassagem e lareira ecológica. Além das opções de lazer relaxantes, a recepção 24 horas do hotel organiza passeios pelas cachoeiras e cânions que ficam nos arredores. Além de poder optar pelos bangalôs e barracas luxo e suíte, entre outras.
ETNIA CASA HOTEL
Localização: Trancoso – Bahia
O Etnia Casa Hotel ocupa um bosque tropical a meros 350 metros do Quadrado. Ali são apenas sete casas completas, todas elas isoladas umas das outras e completamente independentes. As casas passam agora por extremos protocolos de desinfecção e higienização, incluindo uso da solução de biossegurança Fog In Place (FIP). Cada casa tem autonomia completa, mas tem também direito, é claro, de usufruir de todo o premiado serviço de hotelaria da casa – inclusive o caprichado café da manhã diário.
CASANA HOTEL
Localização: Jericoacoara – Ceará
O Casana é outra ideia de hotel para praticar turismo de isolamento sem abrir mão do conforto: possui apenas oito bangalôs, todos isolados uns dos outros. A propriedade com acesso bastante restrito fica à beira-mar na praia do Preá e rodeada de verde.
CRISTALINO LODGE
Localização: Alta Floresta – Mato Grosso
Eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler, o Cristalino Lodge fica na porção sul da Amazônia, na cidade de Alta Floresta, já no Mato Grosso. Turismo de isolamento é com ele mesmo: ocupa uma reserva particular com com mais de onze mil hectares e rodeado de vida selvagem.
ANAVILHANAS JUNGLE LODGE
Localização: Novo Airão – Amazonas
Uma das melhores opções de selva a partir de Manaus, o Anavilhanas fica em pleno Parque Nacional homônimo, ao lado da cidade de Novo Airão. Tem acesso descomplicado de carro a partir da capital manauara, em viagem de duas horas. Instalado à beira-rio, oferece serviço atencioso, gostosas refeições e é todo focado em sustentabilidade. Os quartos são em sistema chalé ou bangalô, espaçados e imersos na floresta tropical, e com todos os passeios locais incluídos nas diárias.
JUMA AMAZON LODGE
Localização: Autazes – Amazonas
Inteiramente construído sobre palafitas no rio Juma, o Juma entende de isolamento. São quase quatro horas de viagem com dois trechos em carro e dois trechos em barco para conseguir chegar ao remoto hotel. Literalmente no meio da floresta, o hotel tem todos os quartos em formato de chalés rústicos com varanda e vista para a mata ou para o rio.
Fonte: checkhotels