Atualmente a pipoca é uma das delícias mais populares no mundo e está frequentemente relacionada a momentos felizes.
A forma simples de preparo, o sabor do floco, a combinação perfeita com coberturas e o fato de ser uma excelente fonte de energia e carboidratos fizeram a pipoca ser o sucesso que é hoje.
Só que isso todo mundo sabe. Mas você já parou para pensar como surgiu a pipoca? Vamos descobrir agora!
Teorias de como surgiu a pipoca
A história da pipoca não foi bem registrada no passado, mas uma coisa é certa, o milho está entre os homens há muito tempo!
Estima-se que o alimento começou a ser cultivado no México, aproximadamente 9 mil anos atrás. Se isso estiver correto – e existem provas arqueológicas nesse sentido – a pipoca mesmo teria surgido por volta de 3 mil antes de Cristo.
Porém provas indicam que a primeira pipoca estourada propositalmente foi feita pelos índios americanos, por volta de dois mil anos atrás. Acredite ou não, mas inicialmente o consumo da pipoca era feito diretamente na espiga. O preparo envolvia passar a espiga sobre o fogo, de forma que os grãos se tornassem pipoca.
Na época da história da pipoca, ela não era apenas um alimento importante, mas usada também pelos indígenas norte-americanos e astecas para fazer guirlandas com as quais as mulheres se enfeitavam para as danças rituais.
É relativamente recente a ideia de tirar o milho da espiga antes de estourar! E se você tem curiosidade sobre o processo de transformação do milho em pipoca, saiba que tudo é uma questão de pressão e umidade. Isso mesmo, os grãos de milho possuem água em seu interior. Quando aquecidos, eles explodem.
Dá até para imaginar o barulhinho do milho pulando na panela, não é mesmo?
A pipoca nos dias atuais
Se nos tempos antigos o preparo da pipoca era complicado, agora a conversa é outra. Desde que os cinemas aceitaram o consumo de pipoca nas salas de projeção, os processos de produção e conservação do produto se modernizaram bastante. Hoje tais processos garantem que a pipoca mesmo depois de estourada preserve suas propriedades por meses.
Da culinária indígena para as salas de cinema e depois para os quiosques gourmet, a pipoca realmente ganhou o mundo e criou um segmento de alto faturamento no mercado mundial!