Em dezembro acontece uma das datas comemorativas mais esperadas do ano: o Natal. Conforme ele se aproxima, todas as casas começam a se iluminar, as famílias se preparam para celebrar juntas e o planejamento da decoração ganha destaque.
Reunir a família e amigos durante as festas pede uma linda mesa posta. Escolhendo a composição correta, ela é capaz de melhorar a degustação de qualquer ceia, além de contribuir para a decoração de sua casa. Arranjos centrais, símbolos da data e cores temáticas são alguns elementos que podem contribuir na criação da sua mesa.
Então, preparamos um passo a passo para te ajudar a criar a sua e encantar os seus convidados. Confira!
DEFINA O ESTILO
Um dos primeiros passos é escolher o estilo decorativo que vai ser seguido. Isso vai ser essencial para definir todos os elementos que vão fazer parte da decoração. Se você gosta do estilo clássico, a sofisticação e elegância são evidentes. Já a mesa posta de Natal simples é a preferida dos adeptos à modernidade e ao minimalismo.
PALETA DE CORES
Depois do estilo decorativo, defina a paleta de cores. No Natal as cores verde e vermelho são as mais usadas, mas você também pode variar entre branco, dourado, prata ou até mesmo cores não tão comuns como rosa, lilás e azul.
As colorações podem estar presentes nas estampas, como o xadrez e o floral. Você pode unir itens de tons lisos com aqueles que possuem padronagem, criando um efeito charmoso na decoração. Lembre-se dos enfeites temáticos para completar sua mesa posta de Natal. Além disso, para que todos os convidados entrem no clima e a decoração fique ainda mais charmosa, você pode inserir na mesa ramos natalinos, laços, pinhas ou, até mesmo, os mais tradicionais, como Papai Noel e boneco de neve.
ARRANJOS SÃO MUITO IMPORTANTES
Os arranjos são peças-chave para a decoração de Natal. Eles costumam ficar centralizados e os mais utilizados são vasos de flores e adornos com folhagens e enfeites temáticos. Inclusive, você mesmo pode criar o seu!
Para deixar tudo ainda mais especial, uma ideia é inserir velas junto aos arranjos, criando um clima de aconchego ao redor da mesa posta de Natal. Só tome cuidado para não exagerar e atrapalhar a visão dos convidados. Para isso, use apenas o espaço que você tem disponível.
QUANTIDADE DE CONVIDADOS
Definido quantas pessoas vão participar da ceia. Assim, você vai conseguir planejar toda a mesa de Natal com muito mais segurança e vai ter mais clareza ao selecionar os itens a seguir.
SELECIONE OS TECIDOS DA MESA
As toalhas de mesa são indispensáveis para deixar o ambiente decorado, de forma bonita e funcional. Não se esqueça de combiná-los e acompanhar a paleta de cores escolhida.
Toalhas de Mesa: essa peça ajuda a proteger a mesa, sendo excelente para decorar. Ela não é item obrigatório, assim, você pode optar por usá-la ou não;
Caminho de Mesa: se não quiser usar a toalha de mesa, escolha o trilho de mesa, como também é chamado. Ele pode ser empregado tanto na vertical, funcionando como substituto de jogos americanos e sousplats, quanto na horizontal. No segundo caso, você pode deixá-lo por baixo dos arranjos natalinos no centro da mesa;
Jogo Americano ou Souplast: o indicado é que você selecione utilizar um ou outro na sua mesa de Natal. O jogo americano se assemelha a uma toalha de mesa, só que em tamanho reduzido. Já o sousplat é um apoio para os pratos. Logo, a escolha fica a seu critério;
Guardanapo de Tecido: esse é um artigo superimportante para deixar os convidados mais à vontade, já que permite que eles se limpem durante a refeição. Além disso, é necessário para completar a decoração, já que é possível dobrá-lo de formas bastante criativas. Se você quiser pode optar pelo os de papel, que também possuem várias estampas.
Fonte: Organize sem Frescuras!
ESCOLHA AS LOUÇAS DE MESA
Itens fundamentais na ceia de Natal, as louças dão o tom na hora de decorar o espaço para esse momento especial. Uma dica é combiná-las com os têxteis ou ao contrário, depende da sua ideia principal. Se você vai usar louças mais trabalhadas é válido escolher um jogo americano que as valorize. Do contrário, você pode ousar mais ao selecionar os têxteis, explorando cores vivas e estampas.
Separe pratos, talheres e copos conforme a necessidade de cada refeição e lembre-se de deixar alguns sobrando como garantia, além de posicioná-los na mesa de forma coerente. Isso vale tanto para entradas como pratos principais e sobremesas.
TENHA OS ITENS PARA SERVIR À DISPOSIÇÃO
Não se esqueça dos itens para servir! Eles vão tornar a ocasião mais prática tanto para você quanto para os seus amigos e familiares. Entre eles estão bandejas, tábuas, travessas, talheres para salada e o que mais for preciso. Afinal, tudo depende do que você vai oferecer no menu.
Os itens para servir, assim como as refeições já prontas, precisam estar por perto. Então, você também vai precisar decidir se elas vão ficar na mesa ou em outro local.
DETALHES FINAIS
Agora que você já sabe como montar mesa de Natal, chegou a hora de cuidar dos detalhes. Um deles são os anéis de guardanapo, que podem ser temáticos com referência a elementos símbolos dessa data comemorativa. Outra ideia para receber bem é criar marcadores de lugar para que seus convidados sintam-se acolhidos e queridos.
Fonte: M Martan