É sempre assim, choveu forte e algumas regiões do Tatuapé sofrem com ruas, calçadas e até casas cheias de água. Não que o problema seja uma novidade, mas porque ele acontece?

Nós pontuamos alguns motivos, que achamos que sejam as causas (não todos), para que isso aconteça:
Obs: O texto não tem base técnica e não é baseado em nenhum laudo é apenas a nossa visão como antigos moradores do Bairro.

O Primeiro ponto é a localização de algumas ruas. Um exemplo disso é a Rua Monte Serrat. Ela está localizada na parte mais baixa, entre as ruas Apucarana e Francisco Marengo, sendo assim, toda a água praticamente desce das duas ruas e se junta na Monte Serrat. Esse é um dos motivos que a rua sofre a décadas com as grandes chuvas.

Mas e as ruas que não sofrem devido a sua localização?

O Segundo ponto é estrutural. O Bairro cresceu e cresceu muito rápido, mas sua estrutura de captação de águas, não! Com a verticalização, o solo perdeu poder de absorção das águas e com uma estrutura basicamente dos anos 50/60 na maioria das ruas, não há como que toda essa água flua, sem causar o transbordamento.

O terceiro ponto é o Poder Público Esse é um dos principais. Não é de hoje que a zeladoria do bairro e da cidade é precária, a limpeza e manutenção dos bueiros, assim como das ruas é péssima. É comum ver as ruas sujas e muitas vezes cheias de lixo mas ai também entra o quarto ponto…

O quarto ponto é sobre o Lixo nas ruas . Quando a gente fala em lixo, já lembramos dos sacos pretos colocados nas ruas, mas esse não é o grande problema, e sim os pequenos lixos, aquele papel que você joga na rua, a garrafinha pet ou até mesmo a bituca de cigarro. Quando descartados unicamente parecem inofensivos, sem importância, mas pense…Se você joga uma bituca na rua ou papelzinho e mais 10 mil fazem o mesmo todos os dias, você tem no final do mês em torno de 300 mil bitucas e papéis.

Grande parte disso é levado para os bueiros e bocas de lobo pelas chuvas e em poucos meses estão entupidos ou com sua capacidade extremamente reduzida e assim, o resultado não poderia ser outro…Ruas cheias e todos os moradores prejudicados.

Então, além de cobrar as autoridades para realizarem as mudanças estruturais necessárias, você também deve fazer sua parte. Não jogue papéis, latas, garrafas pet ou mesmo bitucas de cigarro nas ruas. Não custa muito, na maioria das ruas existe lixeiras e mesmo que eles não existam, guarde e deixe para jogar esse lixo na sua casa ou na sua empresa. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos um todo melhor.

Confira alguns vídeos atualizados das consequência das chuvas no dia 20.02.2019 no Tatuapé.

Rua Monte Serrat com a Serra de Botucatu.

Rua Itapura

Rua Arnaldo Cintra

Rua Monte Serrat