Destaque

5 motivos que te levam a comprar por impulso

1 Mins read

Quando falamos em dívidas, percebemos que grande parte das famílias brasileiras está envolvida em algum tipo, entre cartão de crédito, cheque pré-datado, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro, prestação da casa e seguros, dentre outras.

Se você é daquelas pessoas que pensam que é a única endividada está completamente equivocada; pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo (CNC) revelam que mais de 60% dos brasileiros tem algum tipo de dívida. Veja no gráfico abaixo quais são os principais tipos de dívidas.

grafico

Note que a facilidade de parcelamento faz com que o cartão de crédito seja disparado o principal tipo de dividas entre os brasileiros, produtos voltados para o dia a dia como roupas, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos foram os itens líderes de parcelamento.

Isso demonstra o quanto o brasileiro prioriza os seus desejos imediatos de consumo e o que prevalece na hora da compra é se a parcela cabe ou não no bolso ao invés de pensar em quantos meses ele deveria economizar para comprar o produto à vista.

Agora, veja 5 motivos que levam uma pessoa a se endividar:

1- Falta de educação financeira
2- Falta de planejamento;
3- Falta de organização;
4- Falta de conhecimento / habilidade com contas;
5- Vícios.

Quando estiver prestes a realizar uma compra, pare, pense, faça essas três perguntas e responda a si mesmo:
1- Eu realmente preciso?
2- Eu posso comprar?
3- Tem que ser agora?

Ao analisar melhor no momento da compra, deixamos de comprar por impulso ou emoção e evitamos, com isso, consumir algo que não vamos utilizar.

Pense em quantas vezes você já comprou algo sem se planejar e acabou não utilizando? Mesmo que seja barato ou com preço insignificante, quando somado a outros desperdícios, o valor certamente será significante.

Não deixe que o marketing apelativo e a facilidade de crédito e de pagamentos provoque em você um endividamento, pois uma pessoa endividada tem problemas no relacionamento familiar, de saúde física e mental, e no trabalho.

Você também pode gostar
Teatro

Diego Besou em PRONTO! SOCORRO! no Teatro Fernando Torres

O enfermeiro Diego Besou apresenta Pronto! Socoorro!, um espetáculo como você nunca viu sobre a área da saúde. Afinal, as coisas que acontecem em um…
Teatro

Nil Agra com o Show Piadas em Construção no Hillarius Comedy Bar

Nascido em Brasília, Nil começou sua carreira em Pernambuco, cidade onde o comediante foi criado. Se apresentou nas principais casas de shows e já há…
Teatro

Magicamente - Show de Hipnose Cômica no Hillarius Comedy Bar

Os hipnólogos André Attie, Eduardo Neaime e Sanny Machado, após reformularem o espetáculo, apresentam um show ainda mais engraçado e surpreendente do que nos anos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *