Beleza e EstéticaSaúde e Bem-Estar

A força do pilates – Saiba porque o método é o preferido para quem quer cuidar do Corpo e da mente

4 Mins read

Se existe um estilo de atividade física que ganhou força e o interesse de milhares de pessoas pelo pelo mundo nas últimas décadas, essa atividade é o Pilates. Basicamente o Pilates virou uma febre mundial. Mas porque o Pilates ficou tão famoso? O que faz dessa atividade física ser tão diferente das dezenas de outras atividades existentes? Para entender melhor esse fenômeno, nós conversamos com as fisioterapeutas do Espaço Baigani que passaram para a gente várias informações bem bacanas sobre o Pilates, confira!

A Origem do Pilates:
A técnica Pilates tem origem na própria história de vida do Joseph Hubertus Pilates. Um alemão que teve interesse muito cedo por atividades físicas devido ter sofrido com algumas doenças como: asma, raquitismo e febre reumática.

487349675

Descontente com a sua condição, Pilates decidiu estudar sozinho os livros de medicina que descreviam a anatomia do corpo humano, fisiologia e medicina oriental. Este estudo serviu de orientação para o seu desenvolvimento pessoal e físico. A partir de suas próprias técnicas, aos 14 anos de idade, ele se tornou um grande esportista. Pilates foi ginasta, mergulhador e lutador de boxe.

Ele serviu durante a primeira guerra mundial, e auxiliou os soldados feridos a se recuperarem de seus ferimentos. Durante esta época, ele desenvolvia seus equipamentos a partir de molas ( foi ai que surgiram as “molas” atuais da atividade) e barras de metal disponíveis nas camas da enfermaria.

Em 1940 um público maior passou a utilizar o método de Pilates. Ele se tornou conhecido após o uso por atletas e bailarinos de Nova York.
Mesmo demonstrando enormes benefícios, Após a sua morte, em 1967, poucas pessoas conheciam o treinamento. Apenas um grupo seleto de bailarinos, ginastas e pessoas ricas, eram praticantes do programa desenvolvido pelo mesmo. Os divulgadores do treinamento foram antigos alunos que participaram de inúmeras aulas de Pilates, e acompanharam de perto sua capacidade e sabedoria.

O que é Pilates?
O Pilates é um Método personalizado que abrange uma imensa variedade de exercícios com carga indicado para todas as idades (de crianças à idosos), que são aplicados e conduzidos de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Este Método estimula a mente e o corpo, enfatizando a respiração, consciência corporal e postura, promovendo o bem estar físico e mental. Permite um ganho de força e flexibilidade sem sobrecarga muscular e articular, corrigindo a postura, possibilitando a melhora do condicionamento físico e reabilitação de algumas patologias.

12633593_960956303998302_6966473621526846298_o

No Pilates é enfatizada a qualidade dos movimentos e não a quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática.

O Método baseia-se em 6 princípios:
– Respiração
– Concentração
– Controle
– Centralização de força “powerhouse” (composto pelos músculos do abdômen, parte inferior das costas e região pélvica)
– Fluidez
– Precisão dos movimentos

Um dos pontos fortes do Pilates é que o método pode ser praticado por basicamente qualquer pessoa em qualquer idade. Crianças a partir de 7 anos já podem praticar o Pilates assim como Gestantes, Atletas, Idosos e Sedentários.
Pessoas com problemas de Dores na lombar, cervical, joelho, ombro ou mesmo Hérnia de disco, escoliose,osteoporose, fibromilagia podem e devem praticar o Pilates.

12496057_960956313998301_903429667684068236_o

Os Benefícios do Pilates são inúmeros:
– Alongar, tonificar os músculos fracos e definir a musculatura;
– Definir a musculatura abdominal mais profunda;
– Proporcionar harmonia e percepção corporal;
– Trabalhar a concentração e coordenação motora;
– Corrigir e alinhar a postura;
– Diminuir tensões musculares, reduzindo o stress articular;
– Aliviar dores crônicas e reabilitação de algumas patologias;
– Controle respiratório.

Com a popularização do método, uma segunda geração de instrutores de Pilates que, usando conhecimentos científicos modernos, desenvolveram uma adaptação "moderna" para o método com a reorganização da ordem dos exercícios, com variações nos movimentos e nos aparelhos. Nascia assim o Pilates Moderno!

Atualmente este método conta com diversos acessórios tais como: bolas, arcoflex, disco de propriocepção, caneleiras, faixas elásticas, Slide Board e Aero Pilates. Os exercícios foram sendo adaptados para que pessoas de todos os níveis de condicionamento pudessem praticar o Método, sem esquecer os Princípios do Método Pilates: respiração, controle do PowerHouse (centro de força), fluidez, concentração, alinhamento e precisão.

O que é Aero Pilates? Por que usar o balanço?
12628521_960956440664955_6218134078562019480_o
Com as novas tendências, o Pilates foi ganhando novas vertentes como o Aero Pilates que é um sistema de exercícios baseados na suspensão que combina o melhor de três técnicas: Pilates, Yoga e Arte circense, permitindo assim, que o corpo experimente sensações e posturas diferentes por meio da suspensão e da inversão (cabeça para baixo). Para sua prática é utilizado um único equipamento, que chamamos de balanço, Através de suas oscilações, é trabalhado constantemente o equilíbrio e controle muscular do corpo que pode ou não estar suspenso.

O balanço oferece a possibilidade de ganhar controle, força e flexibilidade de todos os grupos musculares, principalmente os músculos abdominais, respiratórios e de membros superiores (devido à força que é feita nos braços para adaptar o balanço no corpo).

A posição invertida
Quando realizado exercícios na posição invertida ocorre uma leve tração na coluna vertebral, podendo aliviar tensões musculares e dores, ajudando no aumento da mobilidade articular. Também na posição invertida há o aumento da circulação sanguínea e linfática.

Outro “estilo” de Pilates recente é o Slide Board.O Slide Board é excelente para realizar um trabalho funcional, força e de extremo controle de membros superiores, inferiores e abdômen.
img-fitness-slide-board-02b

Benefícios do Pilates Moderno
– Melhora da condição física e a estimulação profunda dos músculos nas posições invertidas;
– O movimento do balanço ajuda a relaxar, reduzir as tensões, aliviar o estresse e ao mesmo tempo trabalhar o centro de força e equilíbrio;
– Tonifica e proporciona maior flexibilidade;

Bacana, não é? Que tal começar hoje? Entre em contato com o Espaço Baigani e agende uma visita, saiba o que o Pilates pode fazer por você!

Fachada3

Espaço Baigani
Telefones da Clínica: (11) 2092-7160
Endereço:Rua Monte Serrat, 1238 – Tatuapé – CEP: 03312-001
www.facebook.com.br/baigani
Site:www.baigani.com.br
Horários de Funcionamento.
Segunda a quinta: 7:00 as 21:00
Sextas: 7:00 as 17:30

Você também pode gostar
Beleza e EstéticaSaúde e Bem-Estar

Laila Gebara Studio Pilates - Um Espaço Incrível para quem procura por Pilates no Tatuapé

Hoje, cuidar da saúde e fazer atividade física tornou-se basicamente uma regra para quem quer levar uma vida mais saudável. As atividades ficaram cada vez…
Sem categoria

Company Center Academia e Studio de Pilates Sandra Tamasco

A gente sabe que até bem pouco tempo atrás era praticamente impossível encontrar tudo isso em uma só academia. Mas como tudo muda e muda…
Beleza e EstéticaSaúde e Bem-Estar

Baigani Fisioterapia Integrada - Prevenção e cuidados especiais para o Corpo e a mente no Tatuapé.

Hoje, cuidar da saúde e fazer atividade física tornou-se basicamente uma regra para quem quer levar uma vida mais saudável. As atividades ficaram cada vez…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *