Variedades

Os Tipos de vinhos que mais agradam o paladar das mulheres

3 Mins read

Outro dia fiquei pensando que não costumo ver mulheres sendo presenteadas com Vinhos, nem mesmo com Vinhos Espumantes…Geralmente elas ganham flores, chocolates , roupas e joias.

Então continuei viajando nos meus pensamentos; E se eu fosse dar um vinho para uma mulher? Que vinho eu daria? Peço licença a todos os leitores, mas vou ser um pouco generalista nesse tópico e comentar um pouco do que já vi, e aproveitei para fazer algumas pesquisas sobre o assunto…É claro que existem exceções.

Quais os melhores vinhos para presentear uma mulher?

De modo geral as mulheres não buscam grandes complexidades quando bebem um vinho, ou seja, elas gostam de vinhos “fáceis” de beber, frutado e aromático, na maioria das vezes a sensação de adstringência e amargor não é algo lhes agrada o paladar.

Para os que estão iniciando nesse mundo, um vinho adstringente é um vinho com muitos taninos, ou seja, um vinho que causa aquela sensação de amarrar a boca (parece que comeu uma banana verde, sensação de aspereza).

Talvez seja por isso que vinhos brancos e espumantes fazem sucesso.Então chegamos a primeira conclusão: os taninos muito presente geralmente não são bem vindos e pelo fato dos vinhos brancos e espumantes não possuírem muito taninos esses são os vinhos mais apreciados quando o paladar ainda não está muito treinado para vinhos complexos.

Os espumantes combinam muito com festa e celebrações e os vinhos brancos são gostosos e fáceis de tomar principalmente em um país quente como o Brasil, mas vamos falar de vinhos

tintos:
Quais são os vinhos tintos mais fáceis de tomar?

Antes de explorar o assunto, gostaria de resaltar que estamos falando apenas de vinhos secos, afinal os vinhos suaves possuem adição de açúcar e falaremos deles mais para frente.Voltando a linha de raciocínio, as uvas viníferas que produzem vinhos mais fáceis de modo geral são:

Pinnot Noir
Uva Originária da França ( Borgonha), também presente nos Estados Unidos (Califórnia), e Chile (Valparaiso),
O Pinnot Noir possui uma coloração vermelha de menor intensidade, um brilho característico… Quando jovens tendem para vermelho rubi ou roxo.É uma uva um pouco complicada para cultivar, requer muito trabalho e cuidados, quando bem trabalhada resulta em vinhos maravilhosos, leves, frutados. Facilmente irão encontrar notas de Cereja, Framboesa, Morango , frutas vermelhas e frescas.

Um vinho de Pinnot Noir dificilmente desagrada! Ótima opção de presente!Combina com mulheres sofisticadas, que gostam de novidades e que precisam estar sempre próximo de pessoas queridas, assim como a uva Pinnot Noir que sempre precisa de atenção!

Merlot
Essa é uma das castas mais produzidas no mundo, teve origem também na França, na famosa região de Bordeaux. Atualmente muito cultivada em países do Novo Mundo como África do Sul, Chile.

O vinho apresenta coloração vermelho rubi, um pouco mais escuro e denso . O paladar acompanha a mesma linha da coloração, com notas de frutas negras como ameixa, jabuticaba e se o vinho for envelhecido, outros aromas como madeira e chocolate podem surgir.

Essa casta também é muito tranquila, gera vinhos extremamente agradáveis – belo presente. Vai agradar mulheres que já conhecem um pouco de vinho, procure achar alguma relação entre a nacionalidade do vinho e a vivência da presenteada já que é possível achar bons Merlot chilenos, franceses e até africanos.

Zinfandel

Essa uva talvez ainda não seja tão conhecida para aqueles que não costumam tomar muito vinho, mas é uma casta que produz vinhos excelentes. Estudos mostram que a Zinfandel é a mesma que a Primitivo (Itália). A verdade, é que existe
bastantes estudos e polêmicas em relação à origem dessa uva, mas isso vamos deixar um pouco de lado agora.

Importante saber que essa uva deu muito certo nos Estados Unidos, na região da Califórnia. Serão facilmente reconhecidos os aromas de frutas como cereja e amora.Os vinhos dessa casta apresentam taninos e percepção alcoólica um pouco mais evidente do que os anteriores, porém geralmente são bem balanceados e fáceis de tomar.

Aposto que irá surpreender uma mulher com uma garrafa de Zinfandel, ainda mais se de alguma maneira ela já tiver visitado os EUA, ou trabalhar em alguma empresa americana, ou simplesmente admirar o país.

Um desafio: Prove uma garrafa de Zinfandel e deixe seu comentário do que achou, ou me escreva para contar!

Uma Dica: Um vinho é feito para ser consumido e compartilhado! Respeitando o tempo de guarda, não o faça de enfeite, o melhor a fazer é abrir a garrafa e curtir o bom momento com pessoas especiais! Aproveite!

Santé!
Marcel Ocampo
Facebook: Marcel Ocampo
Email: contato@degustacao.net

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *