Casa e Decoração

Conheça os principais erros de decoração em apartamentos pequenos.

3 Mins read

Os apartamentos estão cada vez menores e, por consequência, mais difíceis de decorar com praticidade, conforto e beleza. No entanto, antes de desanimar, saiba que é possível, com pequenos truques, criar um aspecto de amplitude e ainda organizar o espaço de maneira funcional. Veja os principais erros na hora da decoração:

Não planejar
Seja o ambiente pequeno ou grande, antes de decorá-lo, é essencial ter em mente quais as suas necessidades para aquele espaço e como supri-las, para que o cômodo seja aproveitado da melhor forma possível. E quando a metragem é restrita, sem planejamento, o risco do ambiente virar um depósito de ideias desconexas é ainda maior. Por isso, a solução é focar na funcionalidade, em especial ao definir os móveis.

Não medir o espaço disponível
Antes de comprar o mobiliário, o ideal é fazer uma planta baixa e verificar qual a medida máxima para a peça adquirida, considerando o local onde será colocada eventuais folgas para facilitar a limpeza e o manuseio e as áreas de circulação. Em espaços limitados, adquirir móveis planejados sob medida é uma ótima solução, outra alternativa são as peças multiuso e/ou retráteis.

Prejudicar área de circulação
Este é um erro comum. O uso de peças maiores do que o ambiente comporta ou o acúmulo de móveis e objetos podem prejudicar muito. Para ambientes pequenos a sugestão é a criação de uma linha para a circulação com no mínimo 60cm de largura. Outra dica é sempre considerar o espaço de abertura de portas e gavetas antes de mobiliar o cômodo.

Comprar por impulso
Evite! Na decoração dos cômodos de pouca metragem, sempre defina os itens complementares de decoração após a escolha do mobiliário básico. Lembre-se menos é mais.

Abusar de cores fortes e escuras
Cores escuras em ambientes pequenos, dão a sensação de serem menores. O ideal é usar cores claras e neutras nos revestimentos e móveis mais extensos, como sofás. As tonalidades mais intensas podem ser aplicadas nos detalhes como almofadas, móveis menores e de apoio, objetos decorativos e mesmo em recortes pequenos nas paredes.

Objetos fora do lugar
Ambiente desorganizado, provoca a sensação de que o local é ainda menor, tornando-o desconfortável e sufocante. Uma estratégia é ter baús, caixas e armários com gavetas para armazenar de tudo. As prateleiras que ficam expostas devem conter apenas o necessário e poucos itens decorativos. Nos quartos, as camas com gavetões são uma alternativa em prol da organização. Mas o mais importante é seguir a regra: usou, guardou!

Forro de Gesso em todo ambiente
Os novos apartamentos tendem a ter pé-direito mais baixo e, nesse caso, o forro de gesso não é aconselhável. Uma boa saída é pintar o teto e a parede da mesma cor, de preferência, clara.

Dividir no lugar de integrar
Quando for necessário dar privacidade a um ponto dentro do espaço reduzido, uma saída é usar portas de correr entre as áreas, cortinas, entre outros. Desse modo, dependendo das circunstâncias, os ambientes podem ficar integrados ou não.

Não valorizar a iluminação
Ambientes pequenos e mal iluminados, seja por luz artificial ou natural, também causam a impressão de aperto. Caso o cômodo tenha uma boa janela e luminosidade natural abundante, opte por tecidos leves e tons suaves. Se a claridade é escassa, planeje pontos de luz bem distribuídos e superfícies que reflitam a luminosidade, como paredes claras. A cor branca no revestimento é a mais eficiente.

Usar luminárias de chão sem planejar:
Para ambientes com pouco espaço, luminárias de chão muito volumosas podem se tornar empecilhos. O indicado é usar iluminação de teto ou arandelas e deixar a área livre para o mobiliário. Caso queira utilizar uma luminária de chão, escolha bem o local para posicioná-la a fim de que a peça complemente a iluminação e não sobrecarregue a decoração. Para isso, opte por modelos com bases delgadas e estruturas que se projetem sobre poltronas e sofás.

Fonte: Uol

Você também pode gostar
Tatuapé

RENATO ALBANI - Novo Show de Stand up no Teatro Fernando Torres

Renato Albani em seu quinto show solo, levanta os pontos de evolução e estagnação da sociedade, fazendo um comparativo entre passado, presente e futuro sobre…
Teatro

João Ventura canta Roberto Carlos em única apresentação no Teatro Corinthians

João Ventura canta as mais belas canções de Roberto Carlos em show de voz e piano. Cantor, compositor, e dono e uma sonoridade ímpar. É…
Teatro

Elvis Balbo e Queen Legend – Tributo a Freddie Mercury e Queen no Teatro Corinthians

Em um espetáculo emocionante e envolvente, Elvis Balbo, reconhecido como um dos mais extraordinários intérpretes de Freddie Mercury, se une à banda QUEEN Legend para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *